Mega couval na Quinta da Veiga

03 Novembro 2011
Há uma enorme mancha verde em Montalegre na zona da Quinta da Veiga. Um local agrícola nobre sob a alçada da Câmara Municipal de Montalegre que oferece hoje, num pedaço da extensa área que possui, um largo couval que não deixa ninguém indiferente. Uma riqueza brutal como facilmente se pode testemunhar pelas fotos anexas.
Quem quiser observar muitas couves de excelente qualidade deve visitar a Quinta da Veiga em Montalegre. Um extenso couval que tem deliciado quem tem tido oportunidade de passar por este local de uma tremenda riqueza agrícola.
Recorde-se que a Quinta da Veiga, outrora propriedade da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, criada em Dezembro de 1916, tendo a sua origem na transferência do Posto Zootécnico do Gerês, com o nome de Posto Zootécnico do Barroso, está hoje sob o domínio da Câmara Municipal de Montalegre.
Mais tarde, fruto de algumas reestruturações do Ministério de Agricultura, este espaço passou a denominar-se de Posto Experimental de Montalegre, tendo como objetivo essencial a dinamização e o desenvolvimento da cultura da batata de semente e a experimentação que, nessa altura, estava em grande expansão, nas terras de Barroso. De realçar que, na sua criação, a área total não ultrapassava os 10/12 hectares sendo as instalações constituídas por uns barracões. Dizer ainda que foi após a criação da Junta de Colonização Interna que a área da atual Quinta da Veiga foi alargada para os atuais 106 hectares, com recurso aos baldios das freguesias de Montalegre e Meixedo. A área cultivável ronda os 40 hectares sendo o restante monte.

RIQUEZA AGRÍCOLA

Além da produção da batata de semente, a Quinta da Veiga teve sempre animais, da raça Barrosã, Parda Alpina e caprinos de raça Alpina mas, por problemas sanitários, foram abatidos. Era um centro para a produção de porta enxertos (clones) cuja produção estava sempre vendida. Chegou a ter uma produção leiteira significativa onde os problemas sanitários acabaram com essa produção, voltando de novo ao repovoamento com animais de raça Barrosã. Além da produção pecuária, a Quinta da Veiga produzia uma certa quantidade de cereal e foi pioneira no estudo das consociações das diferentes espécies forrageiras para o melhoramento dos prados permanentes e de sequeiro.
Mega couval na Quinta da Veiga