'Fumeiro' leva 2 mil ao Ecomuseu

03 Fevereiro 2012
A XXI Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso é responsável por um aumento significativo das visitas à sede do Ecomuseu. O espaço Padre Fontes, em Montalegre, foi invadido, nos dias do certame, por mais de duas mil pessoas. David Teixeira, diretor do espaço, mostra-se «feliz» com o sucedido e destaca a visita de Teixeira dos Santos, antigo ministro das finanças.
A sede do Ecomuseu de Barroso, na 21ª edição da Feira do Fumeiro, «foi visitada por muitas pessoas», afirma David Teixeira, responsável pela instituição. Ao todo, pelo espaço passaram «mais de duas mil pessoas», que ao «terem conhecimento de algumas iniciativas promovidas pelo Ecomuseu, fizeram marcações para conhecer o espaço» e «para perceber o projeto». De entre as várias personalidades que se deslocaram ao local, David Teixeira distingue «a passagem do antigo ministro Teixeira dos Santos». Recorda que o membro do anterior governo «reagiu muito bem ao projeto» e, a julgar «pela pasta importante que assegurou», pensa que «terá uma perceção do que são projetos de desenvolvimento e sucesso».

«ENCONTRO DE VÁRIAS VALÊNCIAS»

Não foi como político, mas sim como cidadão comum, que Teixeira dos Santos esteve em Montalegre. Além de visitar a “rainha das feiras”, dispensou algum do tempo para descobrir o Ecomuseu de Barroso. Depois de uma visita guiada pelo diretor, referiu-se ao “museu vivo” como «um ponto de encontro de várias valências que temos aqui na região», que vão «desde a etnografia, até ao parque natural, à orientação, a quem queira descobrir esta região nas várias vertentes, monumental, das aldeias, da fauna, da flora...». Sem se deter, crê que «o Ecomuseu tem uma oferta integrada dos serviços que podem ser prestados aos visitantes que querem conhecer e saber o que há de mais relevante», assegura.

«APOSTA FORTE»

Ainda no seguimento da visita, Teixeira dos Santos menciona que o Ecomuseu de Barroso «é uma aposta forte» e que «tem vindo a dar resultados, pelo que me foi aqui dito». Nesse sentido, afirma ficar «satisfeito em ver que há aqui uma porta de entrada importante nesta zona do Barroso», conclui.
"Fumeiro" leva 2 mil ao Ecomuseu