
Hoje

Máx
C
Mín
C
Amanhã

Máx
C
Mín
C
Depois

Máx
C
Mín
C
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Pesquisa Geral
Início
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Montalegre na IX Feira de Nanterre
04 Abril 2012

A Câmara Municipal de Montalegre voltou a França para fazer parte de mais uma edição da Feira de Nanterre. Uma presença que ocorre desde 2005 e que se tem mostrado uma aposta de sucesso junto da comunidade emigrante. Fernando Rodrigues, presidente da edilidade, acompanhou os três dias de festa e acredita que «é um reforço para aproximar os barrosões e fortalecer os valores da identidade barrosã». Uma mostra que fica marcada «pelo convívio, confraternização, amizade» e se transforma «numa espécie de antecipação do mês de Agosto, onde todos matam saudades». O certame é organizado pela Associação Recreativa e Cultural dos Oriundos de Portugal (ARCOP) e conta com a presença de vários municípios portugueses.
O município de Montalegre, tal como em anos anteriores, fez-se representar na Feira de Nanterre, evento que se realiza nas imediações da cidade de Paris, capital de França. Na bagagem levou um compêndio de produtos locais para deleitar a população emigrante e também foram muitos os barrosões que rumaram à "cidade-luz" para fazer parte de um evento que transporta Portugal além fronteiras. Uma presença «cada vez mais reforçada», referiu Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Nessa linha, acrescenta que «o reforço não é pelo município, mas sim pelos munícipes e emigrantes».
«NÃO É UM CONVÍVIO SÓ
DE EMIGRANTES»
DE EMIGRANTES»
Fernando Rodrigues acredita que estamos perante um convívio «que já não é só dos emigrantes». Ato contínuo, reforça que «é um convívio que já traz muitos montalegrenses que vêm confraternizar com os amigos e familiares que residem à volta de Paris». O autarca barrosão afirmou que «o convívio é o de sempre, com muita amizade, petiscos para fomentar a conversa…» e «para nos aproximarmos um pouco do mês de Agosto, altura em que os emigrantes matam saudades». Além do que foi referido, é ocasião para «aproximar os emigrantes». Em análise, Fernando Rodrigues lembra que «há muitos amigos e familiares que trabalham e vivem muito próximos uns dos outros e que, praticamente, durante o ano não se encontram». Este certame «permite aumentar a auto estima e o orgulho da nossa gente», garantiu.
«SE EU VOTASSE CÁ,
VOTAVA NELE»
VOTAVA NELE»
Na IX Feira de Nanterre, Fernando Rodrigues endereçou um agradecimento «à direção da ARCOP» por «proporcionar este encontro de todos os emigrantes». Espaço ainda para reconhecer que é partilhado um sentimento de família: «estamos aqui como quem está em nossa casa, sentimo-nos na nossa terra e em família». Ainda nas gratificações, o autarca barrosão não esquece o maire de Nanterre, Patrick Jarriy. A este deixa «o reconhecimento, em nome de todos, pela forma como acolhem os portugueses». Nesta linha, ressalva que «o carinho, amizade e simpatia» sempre presentes. Empolgado, vai mais longe e assume: «se eu votasse cá, votava nele!».
«MUITO ORGULHO
NOS EMIGRANTES»
NOS EMIGRANTES»
O presidente da edilidade barrosã afirma que «temos muito orgulho nos nossos emigrantes» e «nos portugueses que trabalham no estrangeiro». É com satisfação que verifica «que estimam a terra que lhes dá o pão», mas «não esquecem a terra onde nasceram, a terra que têm no coração». Portugal vive «momentos difíceis, com sérias dificuldades», declara Fernando Rodrigues. Os portugueses, «sobretudo os mais novos, têm um futuro muito difícil pela frente», todavia, «é de realçar o importante exemplo dos emigrantes». Esse modelo «pode servir para ajudar a ultrapassar as dificuldades», como mostra de «trabalho, dedicação e sacrifício». É um esforço que «tem que ser reconhecido e se deve saudar», para que Portugal «volte a ter esperança e alegria no futuro».
«VOU DAQUI COM A
ALMA CHEIA»
ALMA CHEIA»
Fernando Rodrigues explanou, no discurso dirigido à comunidade, que «estamos aqui para vos dar força, mas também para aprender convosco e para levar daqui a vossa força». É uma forma de «ganhar alento» e mote para «dizer, a muitos políticos nacionais, que deviam vir aqui para aprender o que custa a vida» e para «ensinar em Portugal como se trabalha». Na despedida, o autarca proferiu que «vou daqui com a alma cheia» e com «outro alento». Faz votos que o «reencontro seja no mês de Agosto ou na próxima edição da feira» e acentua que «podem contar sempre comigo como Presidente da Câmara e como amigo».
MONTALEGRE NA FEIRA DE NANTERRE - Memória
- 2011
- 2010
- 2009
- 2008
- 2007
- 2006
- 2005
NOTA: Fotos gentilmente cedidas por Maria José Afonso, da Rádio Montalegre
Reportagem TV BARROSO - FEIRA NANTERRE 2012
Reportagem TV BARROSO - FEIRA NANTERRE 2012 (Abertura)











































































































































































































