Cantadores ao desafio e tocadores de concertinas

14 Dezembro 2004
Este sábado em Tourém
Com a bênção do Padre Fontes, realiza-se este sábado, na pitoresca aldeia de Tourém, concelho de Montalegre, um evento singular que tem suscitado a maior curiosidade. Cânticos dentro de um recinto sagrado que une portugueses e os próximos vizinhos galegos. Para muitos uma forma diferente de despertar o religioso, para outros um chumbo sem aspas.

A iniciativa já decorre há alguns anos embora a visibilidade só tenha chegado há pouco. O impulsionador desta acção é o conhecido padre António Lourenço Fontes, figura ímpar no panorama cultural do Barroso.
De parceria com os galegos que cercam Tourém (terra conhecida por ser o dedo de Portugal), o pároco tem levado a água ao seu moinho apesar dos "puxões de orelha" vindos da própria diocese que não olha de bom grado pelo envolvimento (mais um) de um padre nada igual à maioria.

RESTAURANTES
ADEREM

Tourém é terra de encantos. Distante da sede do concelho mas perto da história mais profunda de uma região que se diferencia das demais pela sua singularidade. Em Tourém preserva-se os traços que marcam o Barroso. Não há aberrações na construção. O cheiro a bosta de vaca, o chilrear dos pássaros, as vozes do mais profundo barrosão, compõem um quadro idílico. Todavia, dada a imensa proximidade com a Galiza, Tourém é caso único no concelho. O Domingo não é sinónimo de monotonia. Os comércios abrem portas a dezenas e dezenas de turistas. Não estranha que esta terra seja fértil em estórias que se ouvem em cada esquina que se passe. Os proprietários dos restaurantes esfregam as mãos de satisfação. O mesmo vai suceder com esta jornada. Não se espera uma grande romaria, mas o mealheiro é encarado como o adágio da galinha que enche o papo grão a grão.

IRMANDADE
IBÉRICA
O que vai suceder neste sábado é um exemplo de como a junção de ideias, independentemente da raiz de um povo, pode frutificar desde que haja motivação e sintonia de interesses. Assim, para além dos cantadores ao desafio e tocadores de concertinas portugueses regista-se a participação dos Regueifeiros Galegos dando um "toque internacional" a um evento que reúne alguns apoios como são exemplo o Parque Nacional da Peneda Gerês e a própria Câmara Municipal de Montalegre.
Cantadores ao desafio e tocadores de concertinas