
Hoje

Máx
C
Mín
C
Amanhã

Máx
C
Mín
C
Depois

Máx
C
Mín
C
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Pesquisa Geral
Início
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
'Montalegre por olhos de fora...e de dentro'
13 Julho 2012

Está patente, até dia 1 de Setembro, no Ecomuseu de Barroso, a exposição “Montalegre por olhos de fora… e de dentro”, da autoria do Grupo de Amigos Fotógrafos Amadores (GAFA). Esta vem no decurso do primeiro encontro anual do clube e resultou em 24 fotografias, agora cedidas ao “museu vivo”. Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, marcou presença na inauguração e definiu-a como «um grande contributo para fazer a promoção e divulgação do concelho, da beleza paisagística e cultural da região».
Numa parceria entre o Ecomuseu de Barroso e o recém formado Grupo de Amigos Fotógrafos Amadores (GAFA), resultou uma exposição fotográfica sob o título "Montalegre por olhos de fora...e de dentro". Está em exibição até 1 de Setembro. Um projeto aliciante e motivador, assim o sente Carlos Gonçalves, o único elemento barrosão fundador do GAFA.
Do leque de fotos apresentadas para seleção, resultou um lote de 24, uma delas de formato maior (1.60x0,60). O trabalho reúne belos instantâneos que podem e devem ser apreciados na sede do Ecomuseu de Barroso.
Recorde-se que em Maio último foi realizado no concelho de Montalegre o I Encontro do GAFA. O GAFA é «um projeto que procura promover a fotografia, apoiar instituições de solidariedade social e fomentar o turismo cultural, através do desenvolvimento de exposições, publicações e outras atividades culturais». Os amantes da fotografia estiveram no concelho de Montalegre, no mês de Maio, a fim de assinalar o primeiro encontro nacional do grupo. Da estadia por terras de Barroso resultou a recolha de diversos elementos fotográficos que, depois de avaliados, foram eleitos 24 para compor a exposição intitulada “Montalegre por olhos de fora… e de dentro”.
«REPRODUÇÃO DO PATRIMÓNIO»
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, visitou a exposição e, após olhar atento sobre as obras, congratulou o GAFA e os seus membros. Recordou que «as fotografias são elementos que dão um grande contributo para fazer a promoção e divulgação do concelho, da beleza paisagística e cultural da zona». Ato contínuo, reforçou que «o concelho de Montalegre tem “pano para mangas” para este trabalho» e nesta exposição está «uma bela reprodução do património».
«PERPETUAR OLHARES»
A exposição do GAFA «é a cereja em cima do bolo que faltava na sequência daquele que tem sido o desfaio do Ecomuseu: perpetuar olhares sobre o concelho e o Barroso», afirmou David Teixeira, diretor do Ecomuseu de Barroso. Durante um fim de semana de Maio, os fotógrafos amadores «puderam descobrir o concelho, apesar dos condições meteorológicas serem adversas». É um «orgulho para o Ecomuseu ter este aglomerado de fotografias» e «ter pelo menos dois fotógrafos de Barroso». Por outro lado, Carlos Gonçalves, montalegrense e um dos fundadores do grupo, salientou «o orgulho em divulgar Montalegre, o concelho e região ao longo deste tempo todo e deste projeto».
GALERIA VIERIA PORTUENSE
Até dia 1 de Setembro, é possível visitar a exposição "Montalegre por olhos de fora...e de dentro". A partir do nono mês do ano «surge um novo desafio para o Ecomuseu», desvendou David Teixeira. Falamos de «uma parceria com a Galeria Vieira Portuense». O espaço padre Fontes «vai receber obras dos melhores artistas plásticos escultores da Europa» e «o desafio passa por perceber as diferentes perspetivas do touro». Esta iniciativa «será mais uma incitação, mais um olhar sobre o que é ser barrosão e como estes temas são vistos de uma forma transversal e sem clichés», conclui.
FUNDADORES DO GAFA
- Carlos Gonçalves (Montalegre)
- Alexandre Cibrão (Sintra)
- Félix Pagaimo (Coimbra)
- Nuno Sousa (Porto)
- Guida Medlam (Figueira da Foz)
- Filipe Fonseca (São João da Madeira)































