Paredes do Rio | 'Sábado Filhoeiro' 2013

13 Fevereiro 2013

Teve lugar, em Paredes do Rio, Montalegre, o típico "Sábado Filhoeiro - Dia do Pastor", promovido pela Associação Social e Cultural da aldeia. Esta iniciativa cultural contou com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre e Ecomuseu de Barroso. Fernando Rodrigues, presidente da autarquia, definiu a atividade como «uma revitalização da tradição, por uma associação com grande dinamismo». O evento reuniu mais de 100 pessoas.

A Associação Social e Cultural de Paredes do Rio promoveu, à semelhança de anos anteriores, o "Sábado Filhoeiro - Dia do Pastor". Uma jornada cultural que contou que contou com a presença do inspetor José Dias Baptista, nome de referência da cultura do concelho, que deliciou os presentes com as suas histórias sobre o concelho. Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, lembrou que «estamos perante uma associação com grande dinamismo», capaz «de unir a aldeia e trazer muita gente de fora».

AGRADECIMENTO

José Carlos Moura, presidente da Associação Social e Cultural de Paredes do Rio, aproveitou o momento para agradecer «a um dos sócios e fundadores da coletividade», que «desde o início da atividade oferece um porco». Fala de «António Moura, que conseguiu revitalizar esta tradição». Em tempos era «feita no monte», mas, nos dias que correm, a homenagem ao pastor «é realizada no espaço da associação». Mais de 100 pessoas marcaram presença.

"Sábado Filhoeiro" 2013 em Paredes do Rio