II Jornadas das Letras Galego-Portuguesas

17 Maio 2013

Decorreu em Pitões das Júnias, concelho de Montalegre, a segunda edição do "Jornadas das Letras Galego-Portuguesas". Um evento que contou com «conferências, comidas de irmandade, poesia e visita a alguns dos lugares mais emblemáticos da freguesia de Pitões e do concelho de Montalegre». A fechar a noite do primeiro dia, teve lugar um espetáculo, com a encenação da queimada, pelo conhecido padre Fontes e pelo Bruxo Queiman.

Na sequência do ocorrido o ano passado, realizaram-se as II Jornadas das Letras Galego-Portuguesas, evento organizado pelo grupo/blogue despertadoteusono.blogspot.com. Uma aposta que ofereceu «conferências, comidas de irmandade, poesia e visita a alguns dos lugares mais emblemáticos da freguesia de Pitões e do concelho de Montalegre».

«MUITO PARA APRENDER E ENSINAR»

António Dias, presidente da junta de freguesia de Pitões das Júnias, no final do evento, partilhou que, «cada vez mais, surpreendido com esta atividade». Nessa linha, acrescentou que «é interessante para o concelho pelo trabalho que é feito por estas pessoas cultas, que nos visitam de várias partes do país e de Espanha». É um grupo que «nos traz muita coisa para aprender e levam muito daquilo que temos para lhes ensinar».

«MAIS ARMAMENTO ORGANIZATIVO»

José Manuel Barbosa, responsável pelo blog “desperta do teu sono”, confessou que esta segunda edição correu de «uma forma que não esperávamos porque houve muita gente, que nos fugiu das mãos». Todavia, isso «não significa que estivesse mal organizado, mas sim que havia tanta gente, tanto trabalho, que não foi possível dar feito a tudo». A verdade é que toda gente « gostou de tudo». As proporções desta vez, levam a organização a pensar que, numa próxima vez, «temos que pedir reforços e mais armamento organizativo».

11 de Maio - Sábado

12:00 - Juntança de irmandade, convívio e jantar na casa de Turismo Rural do Padre Fontes Nossa Senhora dos Remédios, Mourilhe.
16:00 - Apresentação em Pitões das II Jornadas das Letras galego-portuguesas. Temática: Lugares mágicos da Gallaecia.
16:30 - Recital de Poesia.
17:30 - 1ª Palestra: António Alijó: Árvores e pedras mágicas do mundo celta.
18:30 - 2ª Palestra: Rafael Quintia: Geografias míticas da Galiza e espaços hierofânicos. Mitos, rito e crença.
19:30 - Visita turística pela aldeia de Pitões.
20:30 - Ceia-Convívio na Taberna Celta.
22:00 - Atuação do Bruxo Queimam.

12 de Maio - Domingo

10:00 - 3ª Palestra: Santiago Bernárdez: Os “Annála Ríoghachta Éireann” e as relações entre a Galiza e Éire na Idade Moderna.
11:00 - 4ª Palestra: Miguel Losada: Os que termam do céu. Imagens da Sacralidade antiga ou quando o mundo era um templo.
12:00 - Conclusões e encerramento.
14:00 - Comida num restaurante da aldeia.
16:00 - Roteiro e explicação pelos exteriores de Pitões.

José Manuel Barbosa - 0034-637-47.48.33
Ro Palomera - 0034-673-04.88.59