BTL 2014 | Promoção do concelho

24 Março 2014

Montalegre marcou, uma vez mais, presença na BTL – Feira Internacional de Turismo, realizada em Lisboa. A comitiva barrosã foi à capital promover dois eventos que irão marcar o ano: a prova mundial de Rallycross (3 e 4 Maio) e a próxima "Sexta 13", única de 2014, a realizar em Junho. O vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, faz balanço positivo e promete que no próximo ano, o município vai reforçar a visibilidade no evento.

Foram dias de promoção intensa na 26.ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, feita numa das zonas mais nobres de Lisboa, no imponente Parque das Nações. Montalegre esteve lá com uma comitiva que viajou para a capital com o intuito de promover, para além das várias aéreas e vetores turísticos do município, dois eventos que marcam este ano. Falamos da estreia da prova mundial de rallycross, a ter lugar no primeiro fim de semana de maio, e da próxima "Sexta 13", única do ano, a realizar em Junho. Pelo meio muitos contactos, muita troca de informação, e um sentimento firme: reforçar a imagem do concelho.

«TIVEMOS INTERESSADOS
NO NOSSO PRODUTO»

A liderar a representação do concelho esteve o vice-presidente da autarquia, David Teixeira, que começou por fazer o balanço desta aposta nestes termos: «este evento teve mais gente do que é habitual. As apresentações, que são feitas no espaço "Porto e Norte", são sempre muito movimentadas. O que atrai as pessoas é a música, a gastronomia e alguma imagem ou som que cative a atenção. Pelos números que temos da organização, só no sábado, estiveram mais de 17 mil pessoas. Acredito que grande parte tenha pegado num folheto sobre Montalegre». Nessa linha, o autarca, referiu: «muita gente viu a nossa apresentação. Montalegre estando presente em dois patamares, um como PNPG, com a promoção do turismo rural e das atividades da natureza, e outro como CIM do Alto Tâmega, na vertente dos eventos, da "sexta 13" e da novidade que é a prova mundial de rallycross, atingimos um grande número de pessoas e mostramos às pessoas que através das novas tecnologias estamos a um curto espaço de tempo e, com isso, cada um nos poder visitar e marcar as suas férias». Fator de sucesso são «as provas gastronómicas» que «tiveram resultado onde encontramos alguns interessados no nosso produto» porque »reconheceram a qualidade, principalmente do presunto de Montalegre», garante David Teixeira.

«MONTALEGRE DEVE TER
UMA PRESENÇA MAIS FORTE»

Embora esta presença do município tenha cumprido com os objetivos, o edil confessa que estamos perante «um evento que tem que ser pensado». Para o vice-presidente «Montalegre deve ter uma presença mais forte». Nesse sentido «tem que se afirmar com um balcão de atendimento e temos que ter, em 2015, uma oferta concreta de programas turísticos para vender aos agentes e à feira». No mesmo tom, David Teixeira reforçou «temos que dar este incremento na nossa presença para que os profissionais, as agências de viagem, os operadores turísticos, principalmente os estrangeiros, tenham mais facilmente acesso àquilo que de melhor se faz em Montalegre». Desta forma, «podemos alterar esta sazonalidade e estender a procura ao longo do ano», rematou.

BTL EM NÚMEROS

Com um acréscimo de visitantes na ordem dos 5% face à edição de 2013, atingindo um total de 68.250 entradas registadas, a 26ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo encerrou portas com a organização a fazer um balanço muito positivo. A BTL recebeu mais de 35 mil profissionais do turismo, registando um crescimento de 9% no número de profissionais estrangeiros que alcançou os 2.882, sendo os profissionais nacionais perto de 33 mil. No horário para o grande público, de 14 a 16 de Março, a Feira Internacional de Turismo recebeu mais de 32 mil visitantes que aproveitaram as condições exclusivas da BTL, nomeadamente na oferta promocional que os operadores trouxeram ao certame. A edição de 2014 da BTL contou com 36 destinos internacionais, dos quais 11 estiveram presentes pela primeira vez na Feira Internacional do Turismo: Amazonas, Andorra, Áustria, Bósnia Herzegovina, Campinas, Ceará, Filipinas, Gramado, Pará, Timor Leste e Vitória.
Município de Montalegre na BTL 2014