XV Feira do Livro | Inauguração

05 Junho 2014

Estão abertas a portas de um cartaz cultural de excelência, com múltiplas atividades distribuídas ao longo de cinco dias. O pavilhão multiusos de Montalegre recebe, até segunda-feira, feriado municipal, a XV Feira do Livro. Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal, faz votos de que «a comunidade montalegrense e barrosã se decida a frequentar este espaço bonito, porque esta estrutura não é só para a Feira do Fumeiro».

A biblioteca municipal de Montalegre dinamiza, até segunda-feira, a 15.ª Feira do Livro, um dos eventos de maior relevo no calendário cultural do concelho. Orlando Alves, número um da edilidade, acompanhado pelo executivo municipal, marcou presença na abertura do certame. Após percorrer todo o espaço da feira, o autarca definiu-a como «uma excelente mostra, com uma organização bem pensada e materializada de forma exemplar». Satisfeito com o que apreciou durante a visita, salientou que «conseguir o envolvimento da comunidade educativa e sénior não é fácil conseguir, mas aqui o desafio é largamente superado».

AMBIENTE FESTIVO

Num dia dedicado aos mais novos, a assinalar o “Dia Mundial da Criança”, Gorete Afonso, responsável pela biblioteca municipal, partilhou que «o ambiente é de festa» e deixou um agradecimento a «todos aqueles que tornaram possível o evento». De um modo geral, no recinto da feira, está patente «o trabalho em rede que é feito durante todo o ano com a comunidade educativa e com a comunidade em geral, através das juntas de freguesia, IPSS e associações culturais». Até ao dia 9 estão previstas «atividades de animação, teatro, leituras e literacias digitais, tudo para grande destaque do livro e da leitura». Entusiasmada, o rosto deste projeto ambiciona que «se leia mais e melhor em Montalegre e que se saiba tirar conhecimento destes dias de fruição cultural».

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-Presidente Câmara Municipal Montalegre
«Sabe bem vir a um espaço destes, arejado e com muitas condições, e ver um bom ambiente, cheio dos nossos jovens, num dia dedicado aos mais pequeninos. Está muito bem organizado e é nesta troca de experiências, com a presença das associações sociais e culturais, os escuteiros, a Cercimont e a Cruz Vermelha, que se faz a formação destes jovens. Em momentos de crise familiar e onde a educação nem sempre é aquilo que devia ser, momentos destes fazem bem para que se cruzem as novas tecnologias com o tradicional. Está dado o mote para uma grande feira e uma grande mostra de cultura».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação Câmara Municipal Montalegre
«As primeiras impressões são ótimas. Ver este pavilhão repleto de crianças, ouvir os seus risos, a sua alegria e o seu entusiasmo é fantástico. É assim que se deve começar. De há dois anos a esta parte, temos a possibilidade de ter aqui a presença de instituições de solidariedade e de associações que se querem associar a nós. É com todo o gosto que os recebemos. Todos os anos nos trazem novidades e surpresas com o trabalho tão meritório que fazem com os utentes. Esta feira do livro não trata, essencialmente, de vender livros. Isso vem sempre no plano secundário. Este evento é feito, efetivamente, de momentos de partilha e de comunhão entre todos. Há um programa muito diverso que serve para todos os gostos e tenho a certeza que vai ser um sucesso».
XV Feira do Livro - Inauguração