Pitões das Júnias | III Jornadas Galego-Portuguesas

11 Junho 2014

Teve lugar em Pitões das Júnias, localidade do concelho de Montalegre, a terceira edição das Jornadas de Letras Luso-Galaicas. Ao longo de três dias, vários palestrantes debateram o passado celto-galaico. Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal, definiu esta ação como um «bom exemplo de promoção e valorização da cultura».

Organizadas pela junta de freguesia de Pitões das Júnias, em parceira com o grupo Desperta do Teu Sono, decorreram em Pitões das Júnias as III Jornadas de Letras Luso-Galaicas. Durante três dias, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, foram realizadas várias atividades. Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, acredita que esta iniciativa «traduz uma forma de estar muito peculiar e típica dos nossos amigos galegos, que investem na cultura e que têm agentes culturais espalhados pelo território». Ato contínuo, reforçou que se trata de «uma forma de promover e valorizar a cultura, por gente que trabalha de forma empenhada». David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal, marcou presença no evento. Para o autarca, Pitões das Júnias «viveu um acontecimento cultural de alto nível, uma vez que reuniu muitos interessados sobre a cultura celta, capazes de partilhar algumas expectativas e muitas das preocupações que os assolam». Entusiasmado, lançou o desafio: «construir, com o apoio do município de Montalegre, uma grande exposição que cative os turistas, aumente o orgulho de ter e fazer parte desta cultura celta». A noite de sábado foi animada por uma atuação do conhecido Bruxo Queiman e pelo grupo musical “Sueño de Caliope”.

III Jornadas das Letras Galego-Portuguesas (Pitões das Júnias)