I 'Semana do Barrosão' | «Extraordinariamente positivo!»

29 Julho 2014

«Objetivo conseguido». É desta forma que Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, sintetiza o sucesso da primeira edição da "Semana do Barrosão" evento realizado na vila de Salto, terra do solar da raça barrosã. Dias de forte promoção de um produto nobre que mereceu palestras, exposições, venda e degustação de produtos da região e mostra de excelentes exemplares da raça barrosã.

Natural de Salto, o presidente da Câmara Municipal de Montalegre ficou radiante com o impacto da estreia da "Semana do Barrosão". O autarca lança um conjunto de elogios na hora de fazer contas: «o balanço foi extraordinariamente positivo. Não esqueçamos que foi a primeira realização do género. Foi, de certa forma, um "salto no escuro" que se deu em termos de organização. Não podemos ter a perspetiva de tentar programar as coisas com a minúcia que será possível fazer no próximo ano ou nos anos seguintes». Ao todo três dias de atividades, espalhadas por áreas diversas como as inaugurações do Espaço Cidadão e a consagração da vila de Salto como terra do barrosão. A animação foi variada à qual não faltou a tradicional chega de bois. Destaque, também, para as palestras em torno da carne barrosã e para a realização da Confraria Gastronómica.

«SEMANA DE CELEBRAÇÃO DO
NOSSO PATRIMÓNIO MUNICIPAL»

Na linha do raciocínio anterior, o líder do executivo municipal acrescenta: «ficou a "semente" lançada para que possamos fazer, com a periodicidade anual, este encontro. É a semana de celebração e de exaltação do nosso património municipal. Fazemos isto sem complexos e sem azedumes». A ilustrar estas palavras, exemplificou: «o que posso dizer é que não faz sentido fazer a feira da castanha na cidade de Valpaços porque é em Carrazedo que está a castanha. Assim como no concelho de Montalegre, toda a gente sabe que é em Salto que toda a gente cria e se dedica à produção do barrosão, como tal, faz sentido que seja aqui a "Semana do Barrosão"».

«NÃO HÁ AQUI DISPUTAS DE ESPÉCIE NENHUMA!»

Orlando Alves acentua a argumentação: «não há aqui disputas de espécie nenhuma! Não há complexos! O que existe é uma determinação, uma vontade enorme, em seguir um rumo de alicerçar a estratégia da nossa sustentabilidade da região. Alicerçá-la naquilo que é a nossa realidade». A reboque destas frases, o número um da edilidade reforça: «o objetivo foi conseguido. Envolveu-se toda esta gente. Envolveram-se os produtores, a Associação Nacional, a AMIBA, o Agrupamento de Produtores... todos na celebração de um desígnio que, para nós, é uma alavanca de desenvolvimento e de preservação da nossa identidade».

«HÁ 30 ANOS HAVIA 35 MIL CABEÇAS DE GADO BARROSÃO»

A fechar a análise a esta primeira "Semana do Barrosão", Orlando Alves aponta a importância do gado barrosão ao castelo de Montalegre: «como costumo muitas vezes dizer, o gado barrosão, para o concelho de Montalegre, tem o mesmo valor que o Castelo de Montalegre. Ninguém gostaria de ver o castelo demolido. Se, eventualmente, viesse um avião e o deitasse abaixo, teríamos que reconstruí-lo. O gado barrosão foi uma peça monumental do nosso património que se descorou, que esteve quase em extinção, e que agora, graças, também, aos esforços do secretariado técnico do livro genealógico, está livre desse perigo». Apesar do trabalho glorioso de recuperação de um dos maiores emblemas do concelho, o autarca deixa dados inquestionáveis: «há que ter a consciência que há 30 anos, havia 35 mil cabeças de gado barrosão no concelho de Montalegre e hoje há 7.500 nos concelhos de Montalegre, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Fafe». «Há ainda um longo trabalho a percorrer», rematou.

«PESSOAL DE SALTO ESTÁ VAIDOSO E ORGULHOSO»

Alberto Fernandes, presidente da junta de freguesia de Salto, não disfarçou o contentamento pelo sucesso da "Semana do Barrosão". Um evento que pode ser o motor para outras iniciativas: «foi uma semana agradável para a freguesia de Salto. Superou as expetativas que tínhamos em relação a este evento. Teve muita gente. O parque do Torrão da Veiga teve uma animação enorme. O pessoal de Salto está vaidoso e orgulhoso por esta iniciativa. Tenho a certeza que é para continuar. Se a primeira foi assim, as outras edições serão ainda mais fortes e mais bem organizadas. A ideia é crescer sempre. Irá valorizar muito a nossa vila».
"Semana do Barrosão" - «Extraordinariamente positivo!»