25 Abril - Concerto Banda de Parafita

27 Abril 2010
O fim de semana comemorativo dos 36 anos do 25 de Abril coincidiu com os 20 anos do "ressuscitar" da Banda Musical de Parafita. Ocasião para um concerto no Auditório Municipal de Montalegre. Entre outras notas, houve projecção de um filme evocativo das últimas duas décadas e a apresentação do site oficial desta colectividade barrosã.

Uma noite de celebração do trajecto da Banda Musical de Parafita, instituição com mais de 200 anos e que teve, nas últimas duas décadas, depois de um período de interregno, um ressurgir que consolidou um projecto que é uma verdadeira referência cultural não só do concelho de Montalegre como do próprio país.

FILME LEMBRA
20 ANOS

«Com o pano ainda fechado e apenas uma imagem sugestiva projectada no ecrã gigante, iniciou-se a leitura de um texto que evocou o trajecto da banda e o seu despertar. Finda a leitura do texto foram projectadas imagens que retrataram momentos significativos ao longo destes 20 anos, culminando com a apresentação de dois filmes: o extracto da participação da banda no filme de João Botelho “Para que este mundo não acabe” e a reportagem feita por Luís Pedreira que passou no programa da RTP1 “Portugal no Coração”, muito do agrado do público e dos próprios músicos e maestro que ainda não a tinham visualizado».

BANDA COM
NOVO SITE

Antes do início do concerto houve ainda lugar a mais uma surpresa: a apresentação do novo site da Banda de Parafita. De seguida foram apresentados cinco novos elementos que saídos da escola de música passarão a integrar a banda como membros efectivos.
Posto isto, teve lugar a parte musical, iniciada com o pasodoble “Hispânico”, uma boa performance da banda e do solista Eliseo Penín. Seguiu-se o medley dos Queen “God Save the Queen”, da autoria de Carlos Marques, uma obra que surpreendeu o público pela forma como consegue funcionar numa filarmónica. Lugar de novo aos solistas, com a interpretação de mais uma obra de Carlos Marques – “Jigs”, arranjo de duas danças tradicionais irlandesas para dois clarinetes a solo com interpretação de Fátima Pires e Cristian Rodrigues. Depois de homenagear um grupo rock britânico, homenagem ao mítico grupo rock português Xutos & Pontapés com o medley “Xutos”, de novo com arranjo do incontornável Carlos Marques. Para mudar um pouco a toada mais vigorosa das obras precedentes, foi chamado de novo o trompete solista Eliseo Penín para a interpretação de “If Tomorrow Never Comes” balada que resultou muito bem no timbre do trompete, com um arranjo bem conseguido do maestro António Coelho.
Como vem sendo hábito nos últimos concertos no auditório, a inclusão da performance vocal em conjunto com a banda voltou a estar presente, na voz de Clara Alves, interpretando o arranjo que António Coelho fez do conhecido tema “Don’t Cry for Me Argentina” e também o medley “Tributo a Carlos Paião” do autor Álvaro Reis.
Para terminar nada melhor que uma rapsódia de temas portugueses, de nome “Português Suave”, com uma roupagem um pouco swing, recordando autores bastante ligados a Abril como Carlos Mendes, Fernando Tordo, Fausto, Vitorino e Zeca Afonso.
Em jeito de encore os “Parabéns a Você” aos 20 anos desta colectividade que mais uma vez deu mostras de grande vitalidade no panorama cultural barrosão.

25 Abril - Concerto Banda de Parafita