Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Salto - II "Semana do Barrosão" (Abertura)

25 Julho 2015
Bcf5d6ca4a1437818279 1 1024 2500

Está inaugurada a segunda edição da "Semana do Barrosão", evento que decorre na vila de Salto, concelho de Montalegre, ao longo deste fim de semana. A terra, solar da raça barrosã, oferece um leque variado de propostas que convidam à visita. No dia inaugural, o presidente da Câmara Municipal referiu que «estamos perante um ato de reconhecimento e de valorização de um produto endógeno que foi pontapeado e ignorado ao longo dos anos».


A II "Semana do Barrosão" está de porta aberta todo este fim de semana na vila de Salto, concelho de Montalegre. Para os apreciadores da raça barrosã o convite é irrecusável. Não só podem comer, com o carimbo habitual de qualidade, como observar o muito trabalho que vem sendo desenvolvido por gente que não verga às dificuldades. O presidente do município, na sessão inaugurativa do evento, explicou as razões que justificam este cartaz: «porque está sob a ameaça das carnes "low cost" que invadem o mercado nacional, importadas sabe-se lá de onde e que, chegam à mesa dos portugueses ao mesmíssimo preço das carnes de qualidade por nós produzidas, do que resulta deixarem os agricultores do Barroso em precaríssimas condições; porque falamos de uma marca comercializada pela certificação DOP e cujo processo de valorização e de afirmação comercial estratégica importa implementar por forma a que a marca seja protegida dos abusos ou banalizações vulgarmente encontrados Portugal abaixo e a alavanquemos como seguro de vida dos produtores envolvidos na sua criação; porque é também esta a forma de o Município homenagear os bravos e resistentes produtores de Salto que nunca optaram por espécies de crescimento rápido e consequentemente de proventos e proveitos acrescidos».
 
«ESTE PRODUTO FOI PONTAPEADO E IGNORADO»
 
Os "porquês" alavancados por Orlando Alves ajudam a compreender alguma amargura que o edil fez questão de ressalvar quando interrogado sobre a importância desta nova aposta do executivo: «estamos perante um ato de reconhecimento e de valorização de um produto endógeno que foi pontapeado e ignorado ao longo dos anos». O desenvolvimento dos territórios, explica o autarca, «faz-se a partir da valorização dos produtos locais, como a batata, o fumeiro, os produtos hortícolas aliados à boa gastronomia, ambiente e paisagem». Daí que, sustenta Orlando Alves, «toda a carne produzida em Montalegre, pela forma como é alimentada, só tem que ser de excelente qualidade».
 
NO MESMO PATAMAR QUE O CASTELO DE MONTALEGRE
 
Orlando Alves saiu de novo em defesa deste símbolo barrosão a ponto de o equiparar ao Castelo de Montalegre: «não podemos ignorar que uma raça autóctone tem a mesma representatividade e importância que tem um dos símbolos maiores da nossa terra que é o castelo de Montalegre. Se víssemos o Castelo a ser invadido íamos defendê-lo e se vemos a raça barrosã ameaçada de extinção, também temos que valorizá-la e defendê-la». No mesmo tom, o presidente da Câmara de Montalegre prometeu dinheiro para preservar este emblema: «vamos financiar o nascimento de vitelos desta raça. É património de Barroso, é identidade barrosã e é para manter isso que servem os autarcas».
 
REDIMENSIONAR A PROPRIEDADE
 
Zona onde as pequenas propriedades imperam, o Barroso quer ganhar dimensão para construir escala. A importância de travar a história do minifúndio pode ser agarrada com a oferta do novo Quadro Comunitário de Apoio apesar dos reparos do líder do executivo: «há que ter visão e dimensionar a propriedade. Para que as máquinas nela entrem e a tornem produtiva e rentável e à terra seja dada a função social que lhe cabe. É este o desígnio a que temos todos, em conjunto, de deitar a mão e de imediato implementar. Se o fizermos – e é pena que o Portugal 2020 o não contemple – os milhares de escravizados nos restaurantes de Londres regressarão para se envolverem na atividade em que foram iniciados e de que gostam sobremaneira. E os muito milhares de técnicos desempregados encontrariam nas tarefas de elaboração de cadastro e da reestruturação fundiária a oportunidade que a república teima em não dar-lhes».
 
TEM A PALAVRA
 
Manuel de Castro Almeida – Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional
«Esta é uma terra que tem vários problemas e várias potencialidades, como todas. Há aqui um problema de desertificação mas também grandes oportunidades de desenvolvimento. Queremos que os empreendedores, que querem investir e criar o seu próprio emprego, tenham ajudas do novo quadro comunitário "Portugal 2020". Não podemos ficar à espera que venham outros resolver os nossos problemas. Eu acredito, e o Governo também, que todas as terras do país têm riquezas próprias que devem aproveitar. No caso daqui, a carne e os enchidos são excecionais. O segredo é valorizá-los e isso aumentará o valor de quem trabalha. Trabalham duramente e, por isso, mereciam ser melhor pagas. É preciso arranjar técnicas de marketing e circuitos comerciais para valorizarem os produtos que têm. Estão no bom caminho. Percebe-se que há uma preocupação da Câmara Municipal com a economia da região. Estamos numa fase em que as infraestruturas estão quase todas feitas e temos que nos preocupar em por mais dinheiro no bolso das pessoas. É preciso criar mais empregos e melhorar os salários de quem está empregado. Uma das soluções é cada um criar o seu próprio emprego. Os jovens devem ser estimulados a fazê-lo e há ajudas públicas para isso. Nesta zona de minifúndio é preciso aumentar as áreas para que haja rentabilidade. É um processo difícil que mexe com a propriedade e é preciso unir esforços e vontades. Há fundos públicos mas é preciso que haja vontade para beneficiarem deles».
 
David Teixeira – Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«É um evento ainda menino que está a dar os primeiros passos mas que tem os ingredientes necessários para que resulte bem neste local. A freguesia de Salto é o solar e o paraíso da nossa raça barrosã. É aqui que temos os grandes produtores, que têm um grande carinho por esta raça autóctone e que nós temos a obrigação de apoiar porque é uma grande fonte de riqueza. Este evento afirma o consumo desta carne nos restaurantes do concelho que também deveria ser mais acarinhada pela hotelaria. Este produto, por si só é argumento suficiente para que os visitantes se desloquem ao nosso concelho. É pena a raça ter poucos exemplares. Somos crentes de que pode ter outras utilizações. O presunto de vitela é uma realidade na vizinha Espanha e porque não o mesmo desta raça autóctone. Seria mais uma oportunidade de negócio. Os artesãos, os produtores de mel, compotas e licores têm aqui mais um palco de mostra e contactos, para que este país saiba que neste território há vida, há qualidade e produtos que podem crescer».
 
Fátima Fernandes – Vereadora Ação Social da Câmara Municipal de Montalegre
«Este é um acontecimento que deve mobilizar todo o concelho. Esta raça identifica-nos e é uma mais-valia para o nosso território. Louvo os criadores que em detrimento do lucro fácil e rápido, continuam a lutar pela manutenção desta carne que é excelente e reconhecida em todo o lado. É evidente que não pode ser vendida ao mesmo preço de uma carne de qualidade inferior. Louvo o esforço, o empenho, a dedicação dos produtores e que continuem porque têm pessoas com quem devem contar. Devemos todos apostar na preservação desta raça consumindo esta carne. Além disso, é um animal que fica muito bem nas nossas paisagens, é um produto nosso e de uma excelência ímpar».
 
Alberto Fernandes - Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Estamos muito satisfeitos com esta iniciativa do município de promoção da raça barrosã. Esperamos ter muitos visitantes nestes três dias que procurem nos restaurantes e talhos locais a carne barrosã. Salto está mais uma vez nas bocas do Mundo».
 
Albano Álvares – Mordomo-Mor da Confraria Gastronómica da Carne Barrosã
«Felicito a Câmara por esta iniciativa. Há muito tempo que Salto merecia destaque como solar da raça barrosã. Estou muito satisfeito pela maneira como este evento está organizado e pelo contributo que dá à divulgação da raça barrosã. É uma satisfação podermos colaborar com a organização».
 
José Leite – Secretário Técnico do Livro Genealógico da Raça Barrosã
«É uma justa homenagem à raça barrosã mas principalmente aos seus criadores. São pessoas que continuam a lutar e a defender esta raça autóctone. Estas iniciativas são importantes e estão a dar os seus frutos».
 
Nuno Pereira – Presidente da Associação de Produtores de Gado de Raça Barrosã
«É uma grande iniciativa da Câmara Municipal de Montalegre e que deve continuar nos próximos anos. É uma maneira de promover a raça e ajudar os produtores do concelho e, com isso, aumentar o efetivo e o rendimento dos agricultores. Faz todo o sentido que tudo isto aconteça em Salto».
 
Agostinho Santa – Deputado na Assembleia da Republica
«Esta "Semana do Barrosão" vem no seguimento de tantas outras iniciativas a que o município de Montalegre nos tem habituado. Acho que é um exemplo paradigmático daquilo que é possível fazer nas "tais" terras de baixa densidade. Montalegre habituou-se a não vir ninguém de fora dar-lhe nada e a construir tudo com as coisas que a terra tem. Montalegre é um exemplo para o distrito e a nível nacional. Os eventos mostram que desde que exista criatividade, vontade, empenhamento, esforço e trabalho é possível fazerem-se coisas que outras terras de maior densidade não têm. Este evento é mais um exemplo daquilo que é possível fazer no interior e daquilo que Montalegre tão bem sabe fazer».
 
SALTO - II SEMANA DO BARROSÃO
(Discurso do Presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves)

 
SALTO - II SEMANA DO BARROSÃO
(Discurso de Manuel de Castro Almeida – Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional)

 
SALTO - II SEMANA DO BARROSÃO
(Chegas de Bois)

Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"
Inauguração da II "Semana do Barrosão"