Viatura de 1919 vence 'III Exposição de Carros Clássicos'

18 Agosto 2015

Um automóvel da marca Ford, construído em 1919, foi o grande vencedor da terceira edição da exposição de carros clássicos que esteve em exibição este mês no pavilhão multiusos de Montalegre. O proprietário, José Costa, não escondeu o «orgulho» pelo feito. O presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves, felicitou o vencedor numa sessão "regada" pelo vinho "Montalegre", um dos patrocinadores do evento.

A imagem forte da III Exposição de Carros Clássicos vai para o encanto que provocou uma viatura de 1919, recentemente adquirida por José Costa. Este barrosão, apaixonado por máquinas antigas, foi ao Porto cumprir um sonho: ter na garagem um Ford T, o primeiro carro em linha a ser comercializado. Com estes predicados, não estranhou que fosse eleito o melhor da exposição. Uma relíquia que «só tem duas velocidades e está a funcionar muito bem», garante o proprietário. José Costa diz que estamos perante «uma viatura que salta à vista», com «rodas de madeira» sendo admirável». Por fim, deixou agradecimentos a três nomes: «João Pires, David Costa e Mário Costa».

TEM A PALAVRA

Orlando Alves – Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Quero felicitar o proprietário por esta coleção pessoal de carros. Não é qualquer magnata que se gaba de ter uma coisa destas. Há aqui uma paixão, um esforço e dedicação que já são partilhadas pelos seus filhos. Isto faz desta exposição, uma das mais concorridas do país. Estão aqui verdadeiros monumentos. É um prazer saber que estão nas mãos de um homem da nossa terra. Parabéns a todos os proprietários das viaturas e à organização que contribuíram para que esta exposição seja um cartaz de referência em Portugal».

Paulo Gonçalves – Vinho "Montalegre" (patrocinador do evento)
«Este novo projeto quer estar presente em algumas iniciativas que se fazem por cá. Queremos inverter as associações negativas sobre o facto de Montalegre não ter uvas. O vinho é feito em Trás-os-Montes e transportado para Montalegre para estagiar. Está tecnicamente provado que a altitude produz no vinho particularidades positivas, nomeadamente, em termos aromáticos e de estrutura. É muito importante que a população comece a apadrinhá-lo. Há um grande investimento nesta produção e também no nome Montalegre».
Viatura de 1919 vence "III Exposição de Carros Clássicos"