'Taberna da Eira' em Parada

19 Janeiro 2016

Banhada pela fragrância do Gerês, a "Taberna da Eira" está plantada num paraíso. Autêntico miradouro, este novo espaço hoteleiro do concelho de Montalegre promete ser uma mais-valia na arte de bem servir. O investimento, financiado por fundos comunitários, rondou os 200 mil euros. O executivo foi a Parada apadrinhar um projeto, liderado por um jovem casal, ainda a residir no estrangeiro, que quer fazer vida na terra que os viu nascer.

Natural da Borralha, Bruno Pereira, privado de emprego, fez-se à vida e zarpou para França. Foi na terra do vinho, Bordéus, que amealhou os cobres suficientes para um dia ter decidido voltar ao torrão natal. Diz que os amigos lhe chamam «maluco», pelo espírito de aventura e por ter acreditado em fazer um investimento na recôndita Parada, uma das mais belas aldeias do concelho de Montalegre. Todavia, é aqui que se sente feliz e onde não quer arredar pé. Com ele, trouxe uma mala de sonhos que quer espalhar pelo Barroso.

AJUDA MUNICIPAL

A ideia de construir começou a germinar há meia dúzia de anos. No entanto, a papelada emperrou com a burocracia. O investimento de 200 mil euros, financiado a 60% pelos fundos comunitários, seguiu em frente à custa do apoio familiar, vital para uma mudança de vida aos 33 anos: «iniciamos o projeto em 2009 mas só foi aprovado em 2011, só que nesse ano não havia fundos disponíveis. Em 2015 voltamos a iniciar todo o processo... não foi fácil... foi a família e a grande ajuda do município que me levaram a não desistir». Este seguir em frente tem por base a «paixão pela terra». O jovem investidor confessa: «emigrei e, como qualquer emigrante, tive sempre a vontade de voltar. Sempre achei que fazia falta um sítio destes nesta aldeia que, para mim, é das mais bonitas do concelho de Montalegre».

TRABALHO POR RESERVA

Os olhos de Bruno Pereira brilham. Não disfarçam o orgulho por transformar um espaço - outrora casa de agricultor e abrigo de animais - numa possível referência hoteleira, não só do município como da área do Parque Natural da Peneda Gerês (PNPG): «em baixo era a corte das ovelhas onde nem conseguíamos entrar de pé... agora é a cozinha e as casas de banho necessárias para o funcionamento do restaurante... penso que foi uma obra muito bem conseguida e está muito bonita». Humedecido, este jovem quase que tropeça no imaginário, tamanha a força do desejo em ver vingar esta aposta: «temos capacidade para 50 pessoas aproximadamente. O ideal seria funcionarmos por reserva (sexta a domingo)». A explicação é linear: «a população existente não justifica estarmos abertos durante a semana, até porque há outros estabelecimentos do género nas proximidades».

CONQUISTAR PELA BARRIGA

Aberta há escassos dias, a "Taberna da Eira" tem tido procura. Quem a visita, aplaude e recomenda: «as pessoas começam a vir, dão boas impressões, dizem que a vista é fenomenal...». O mote está lançado. Agora é convencer clientela pela qualidade. As propostas podem passar, por exemplo, pelo afamado cozido à barrosã ou pela vitela do Barroso. Dois trunfos do cardápio que, bem feitos, são sinónimo de romaria: «queremos conquistar os nossos clientes pela barriga. Vamos apostar em pratos como o cozido à barrosã, que é a "prata da casa", e a vitela barrosã, confecionada de várias formas, diferente do que é habitual. Por encomenda teremos, também, o cabrito ou o arroz de cabidela. Dos variados petiscos também faz parte a tortilha, como forma de captar os nossos vizinhos espanhóis».

TRABALHO EM REDE

Aberto a desafios, o proprietário escancara a porta a uma possível inclusão na Rede de Tabernas do Alto Tâmega, novo conceito de restauração onde casas particulares abrem a sua cozinha a todos aqueles que queiram degustar pratos tradicionais confecionados segundo tradições locais. Bruno Pereira abre os braços a este possível caminho: «queremos entrar na rede de Tabernas do Alto Tâmega. Estamos aqui para trabalhar em conjunto de forma a dinamizarmos o nosso espaço e não para fazermos concorrência». Nesse sentido, conclui, «a ideia que temos é alargar perspetivas, conquistando o turista com a nossa gastronomia - à base dos produtos locais que compramos aos nossos vizinhos agricultores aqui da aldeia».

APLAUSO DO EXECUTIVO

Convidado pelo hoteleiro, o executivo municipal de Montalegre apadrinhou a inauguração oficial do espaço. Orlando Alves destacou a escolha do lugar, aliado à estética da construção que casa na perfeição com a envolvência da paisagem. O líder da autarquia começou por dizer que estamos perante «um investimento simpático de um jovem que escolheu uma das terras mais emblemáticas e bonitas do "País Barrosão" para investir as poupanças que conseguiu no estrangeiro». O presidente da Câmara de Montalegre defendeu o arrojo do dono: «ofereceu à população um lugar onde há profissionalismo, gosto pela atividade e um cozinheiro que sabe transformar os produtos locais. É uma casa que tem tudo para poder triunfar. É preciso dizer a estes jovens que estão de parabéns mas que têm que ser perseverantes e saberem esperar a recuperação do investimento». O edil ressalvou ainda que «os poderes públicos estão cá para darem uma palavra de estímulo», num setor que «está bem e se recomenda» embora haja «um caminho de progresso e melhoria».

Tome nota:

PARADA | "TABERNA DA EIRA" - PORTO CANAL