Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mundial Rallycross épico em Montalegre (2016)

18 Abril 2016
3a004ab52c1461002214 1 1024 2500

Casa cheia! O circuito internacional de Montalegre viveu um fim de semana memorável com a prova inaugural do Campeonato do Mundo de Rallycross. Nunca se viu tanta gente nas bancadas. Uma enchente que assistiu a corridas de altíssimo nível. No final, o atual Campeão do Mundo, Petter Solberg, voltou a reinar no Barroso. Uma vitória "sem espinhas" à frente de Robin Larsson (Audi A1) por pouco mais de 0,8 segundos.

Pelo terceiro ano consecutivo, Montalegre abriu o Campeonato Mundial de Rallycross (WRX). Foi um fim de semana, com a adrenalina ao máximo, que ofereceu corridas de excelência. Se no sábado o tempo foi duro, o domingo compensou. A temperatura esteve agradável e não choveu. Dois elementos decisivos para o sucesso de qualquer desporto. Pela manhã, o sueco Mattias Ekstrom estendeu o domínio registado no dia anterior, chegando ao final das quatro mangas de qualificação na liderança da prova com o Audi S1. Petter Solberg, até então muito discreto, começou a recuperar e a dar nas vistas. A subida foi de tal ordem que subiu ao segundo posto ao final da manhã. Entretanto, Joahn Kristoffersson - vencedor do ano passado - mantinha a esperança de repetir o feito, ao colocar o VW Polo no terceiro lugar. Atrás deste, estava Andreas Bakkerud, em grande com o Ford Focus RS. Robin Larson, em Audi A1, estava no lugar seguinte, na frente de outro Audi da EKS, o de Topi Heikkinen. Sebastien Loeb conseguia ser o melhor na Peugeot, no sétimo posto. Ken Block esteve melhor no último dia mas insuficiente para escapar aos últimos lugares, ficando fora das semifinais.
 
EKSTROM DESILUDE
 
Até então a dominar tudo e todos, eis que Mattias Ekstrom não conseguiu ir além do quarto posto na semi-final e fica fora das finais. Um balde de água gelada para este experiente piloto que, desta forma, acaba de ficar fora dos seis primeiros lugares no arranque do campeonato. Ao invés, na mais espetacular corrida do fim de semana, Andreas Bakkerud chega às finais depois de uma derradeira volta absolutamente louca, com sucessivas trocas de posições no terceiro lugar e com toques que deram que falar. Sebastien Loeb conseguiu colocar o Peugeot 208 nas finais com o segundo lugar na semifinal 1.
 
SOLBERG IMPERIAL
 
Com Petter Solberg a partir da pole-position e Joahn Kristoffersson a seu lado, tivemos uma final de cortar a respiração com lutas, carambolas e toques. Solberg saltou para a frente e quando efetua a "jocker lap" toca violentamente em Kristoffersson à saída, arrumando a corrida do sueco da VW. A seguir, Andreas Bakkerud toca em Loeb e arruma, também ele, a corrida do francês. Apesar de ter sido advertido no final, Solberg acabou por assinar nova vitória no circuito internacional de Montalegre. Por outro lado, Robin Larsson esteve longe das confusões e garantiu um precioso segundo lugar a 0,8s de Solberg e na frente de Topi Haikkinen que não evitou as carambolas mas "salvou a face" da equipa HKS com esta subida ao pódio. Andreas Bakkerud confirmou as boas indicações do Focus com o quarto lugar final muito perto do trio do pódio.
 
MÁRIO BARBOSA HISTÓRICO
 
Nos Super 1600, todo o destaque para o segundo lugar histórico obtido pelo português Mário Barbosa com o seu Citroen Saxo Kit Car. Com efeito, depois de uma quarta corrida de qualificação com um quinto posto "arrancado a ferros", Barbosa não só se qualificou para as finais, como partiu da linha da frente para a segunda meia-final. O piloto luso partiu muito bem mas, depois de ter sido travado durante duas voltas por um concorrente mais lento, ficou impossibilitado de lutar pela liderança da corrida. Fez uma prova de garra ao longo das seis voltas da final, com o apoio dos largos milhares de espetadores portugueses. O triunfo ficou na posse de Ulrik Linnemann. no Peugeot 208. Timur Shigabutdinov completou o pódio com o Renault Twingo.
Entretanto, Ricardo Soares (Citroen Saxo Kit Car) foi o segundo melhor piloto nacional. Contas feitas, após a quarta corrida de qualificação, conseguiu ser o 16.º da classificação final. Na 21.ª posição, terminou o colega de equipa, Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600), seguido de Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600), 23.º na geral. A classificação dos pilotos portugueses encerrou com Hélder Ribeiro que teve inúmeros problemas no Citroen C2 S1600 que o impediu de ir mais além do que o 27.º posto.
Nos Supercars, Joaquim Santos (Ford Focus RS) foi o representante nacional na categoria máxima do rallycross. Numa luta desequilibrada com os protagonistas do mundial, foi 20.º classificado.
 
JOÃO PIRES ("Teco") - 11.º LUGAR
 
Na prova de suporte deste Campeonato do Mundo de Rallycross, a categoria Crosscar (Kartcross) apresentou, como grande atração, o barrosão João Miguel Pires. O piloto de Montalegre, no primeiro dia, conseguiu um fantástico sexto lugar. O mérito é muito atendendo que este barrosão pouco treino realizou para esta histórica presença. No dia seguinte, terminou a participação com um honroso 11.º posto.
De resto, a final foi muito disputada e com muita emoção dado o número significativo de presenças em pista. Aqui, Pedro Rosário (Semog Bravo ER) começou por "furar" a quarta posição e a colocar-se no grupo de frente. Mário Rato (Semog) estava a entrar no grupo dos três da frente, depois de, também ele, "furar" e enquanto lutava para pódio, um toque colocou-o fora de combate. Pelo meio, Nuno Godinho levou a melhor contenda e passava incólume pelas confusões. Chega ao fim na frente, com uma vantagem de 1,8 segundos sobre Luís Almeida, que até tinha partido da pole-position. Nuno Bastos (ASK Evo), da oitava posição, foi o terceiro a cortar a meta.
 
TEM A PALAVRA
 
Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Penso que foi a melhor prova de todos os tempos. Os dias que antecederam este domingo foram difíceis com muita chuva e frio. O dia da consagração esteve excelente e para isso muito contribuiu a presença de nomes sonantes do automobilismo mundial. Tivemos aqui uma série de campeões que despertaram curiosidade no país e, sobretudo, na vizinha Galiza. A esses amigos deixo um abraço de apreço e gratidão. Foi um dia memorável, correu tudo bem. As três ultimas semanas foram muito difíceis com dias de muito trabalho. Saúdo e agradeço, também, o empenho dos funcionários da autarquia e das empresas que aqui estiveram a laborar. Também uma palavra de muito apreço para o Clube Automóvel de Vila Real e os seus funcionários que, com a sua experiência, muito contribuíram para que este evento fosse coroado de êxito. Um agradecimento, também, para a Federação Portuguesa de Automobilismo. Toda a população de Montalegre está de parabéns. A hotelaria e a restauração estiveram à altura e souberam receber. Posso adiantar, ainda, que demos o pontapé de saída para manter a prova do Campeonato do Mundo de Rallycross durante mais alguns longos anos. Iniciamos as conversações e vamos continuá-las. São negociações difíceis porque envolvem muitas exigências e, sobretudo, muito investimento financeiro. Ainda temos contratualizada a prova para 2017. Daremos conta da evolução das negociações. Queremos continuar e, por isso, espero que no próximo ano, por esta altura, já possamos dar uma resposta positiva».
 
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«No final do terceiro ano conseguimos superar os objetivos. Esteve um fim de semana de sonho em Montalegre. A promoção e a comunicação social “agarraram” esta prova como acho que deveriam ter feito há muito tempo. Estamos no topo da organização de um Campeonato do Mundo. Começamos, também aqui, as negociações para mais cinco anos. O nível que esta prova atingiu hoje, deixa-nos muito orgulhosos e deixo o meu reconhecimento a quem contribuiu para isso com o seu trabalho durante longos meses. Este sucesso deixa-nos um desafio maior para o próximo ano. Serão necessárias obras para podermos aumentar a capacidade das bancadas porque foi preciso fechar as bilheteiras às 10 horas da manhã. Foi desagradável para quem veio mas foi, também, uma consideração para quem adquiriu o seu bilhete online. Dentro do “paddock”, tentamos satisfazer a expetativa de quem se dirigiu a Montalegre».
 
Jorge Fonseca | Presidente do Clube Automóvel de Vila Real
«Depois de um certo desalento nos primeiros dias, porque a chuva não nos largou, finalmente tivemos um fantástico dia de corridas, com muito sol e uma boa temperatura. Tivemos boas corridas, com muita disputa de lugares. O público adorou e é uma satisfação quando as coisas correm bem».
 
Manuel de Mello Breyner | Presidente da federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)
«Precisamos de um espaço maior. Foi um sucesso! No último dia, o tempo esteve do nosso lado e ajudou a atrair o público. Eu já esperava que isto acontecesse porque os grandes nomes do automobilismo quiseram vir a Montalegre».
 
Pedro Vasconcelos | Promotor do Campeonato Nacional de Rallycross
«É uma prova de topo. Um espetáculo fantástico com um público maravilhoso. Vim tentar aprender alguma coisa que possa implementar no Campeonato Nacional de Rallycross. Em breve estaremos cá novamente».
 
Otelo Rodrigues | Responsável pelo Ecomuseu de Barroso
«Mais uma enchente em Montalegre. É mais um recorde. Houve um grande trabalho de promoção deste evento que resultou na perfeição. Os melhores do Mundo estiveram cá e esta multidão quis vê-los de perto. Toda a organização está de parabéns».
 
Mário Barbosa | Piloto português (2.º lugar - Super1600)
«Correu impecavelmente bem. Tentamos fazer o nosso melhor e correu mesmo muito bem. Agradeço muito à minha equipa e à minha família por todo o apoio. Gostava de continuar mas não tenho apoios. Fico por aqui».
 
Sebastien Loeb | Piloto
«Não conhecia a pista. No primeiro dia estava com muita água. Hoje (domingo) as condições foram melhores. Montalegre é um lugar agradável. Esteve muita gente. Foi bom estar aqui».
 
Rui Santos | Presidente da Câmara Municipal de Vila Real
«É um evento magnífico. Estive cá no ano passado e adorei. Este ano tinha que voltar. Montalegre e o distrito de Vila Real estão de parabéns porque somos as capitais do automobilismo em Portugal. Estamos a apoiar Montalegre e, também, espero pela gente de Montalegre em Vila Real no mês de junho».
 
Rui Vaz Alves | Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena
«Estou siderado, estupefacto! Havia os receios devido ao tempo que é próprio desta altura. Fiquei surpreendido com a adesão que esta prova teve, com esta multidão que veio de todos os quadrantes. O município está de parabéns. Felicito-o fortemente».
 
José António Alonso | Alcaide de Baltar (Espanha)
«Há uma grande participação de espanhóis. Esta é a prova do grande nível desta autarquia, capaz de organizar eventos internacionais de grande impacto. Parabéns a toda a organização que trabalhou muito e bem para trazer a estas terras um acontecimento deste género. Agradeço o convite e manifesto o meu orgulho por ser vosso vizinho».
 
VENCEDORES - MUNDIAL RALLYCROSS EM MONTALEGRE
 
 
CLASSIFICAÇÕES GERAIS - AQUI
 
MONTALEGRE - MUNDIAL RALLYCROSS 2016 (Dia 2)

MONTALEGRE - MUNDIAL RALLYCROSS 2016 (Dia 1)

3a004ab52c1461002214 1 1024 2500
Montalegre mund 4027 160418184758 1 1024 2500
Montalegre mund 5774 160418184759 1 1024 2500
Montalegre mund 6178 160418184759 1 1024 2500
Montalegre mund 5226 160418184800 1 1024 2500
Montalegre mund 8272 160418184800 1 1024 2500
Montalegre mund 5330 160418184801 1 1024 2500
Montalegre mund 5769 160418184802 1 1024 2500
Montalegre mund 1294 160418184802 1 1024 2500
Montalegre mund 7823 160418184803 1 1024 2500
Montalegre mund 3070 160418184803 1 1024 2500
Montalegre mund 2483 160418184804 1 1024 2500
Montalegre mund 1286 160418184804 1 1024 2500
Montalegre mund 4170 160418184805 1 1024 2500
Montalegre mund 2185 160418184805 1 1024 2500
Montalegre mund 8267 160418184806 1 1024 2500
Montalegre mund 4398 160418184807 1 1024 2500
Montalegre mund 5021 160418184807 1 1024 2500
Montalegre mund 5624 160418184808 1 1024 2500
Montalegre mund 1053 160418184808 1 1024 2500
Montalegre mund 9175 160418184809 1 1024 2500
Montalegre mund 6804 160418184809 1 1024 2500
Montalegre mund 4189 160418184810 1 1024 2500
Montalegre mund 9241 160418184810 1 1024 2500
Montalegre mund 7107 160418184811 1 1024 2500
Montalegre mund 8765 160418184811 1 1024 2500
Montalegre mund 7629 160418184812 1 1024 2500
Montalegre mund 5310 160418184812 1 1024 2500
Montalegre mund 97 160418184813 1 1024 2500
Montalegre mund 6509 160418184814 1 1024 2500
Montalegre mund 5180 160418184814 1 1024 2500
Montalegre mund 4124 160418184815 1 1024 2500
Montalegre mund 2283 160418184815 1 1024 2500
Montalegre mund 1359 160418184816 1 1024 2500
Montalegre mund 9349 160418184816 1 1024 2500
Montalegre mund 556 160418184817 1 1024 2500
Montalegre mund 6689 160418184817 1 1024 2500
Montalegre mund 5118 160418184818 1 1024 2500
Montalegre mund 1849 160418184818 1 1024 2500
Montalegre mund 4512 160418184819 1 1024 2500
Montalegre mund 6598 160418184928 1 1024 2500
Montalegre mund 7217 160418184929 1 1024 2500
Montalegre mund 5601 160418184929 1 1024 2500
Montalegre mund 101 160418184930 1 1024 2500
Montalegre mund 316 160418184930 1 1024 2500
Montalegre mund 9107 160418184931 1 1024 2500
Montalegre mund 9882 160418184931 1 1024 2500
Montalegre mund 5440 160418184932 1 1024 2500
Montalegre mund 1870 160418184932 1 1024 2500
Montalegre mund 134 160418184933 1 1024 2500
Montalegre mund 3777 160418184933 1 1024 2500
Montalegre mund 2555 160418184934 1 1024 2500
Montalegre mund 4787 160418184934 1 1024 2500
Montalegre mund 9266 160418184935 1 1024 2500
Montalegre mund 7844 160418184935 1 1024 2500
Montalegre mund 9550 160418184936 1 1024 2500
Montalegre mund 2110 160418184936 1 1024 2500
Montalegre mund 1278 160418184937 1 1024 2500
Montalegre mund 5812 160418184937 1 1024 2500
Montalegre mund 7538 160418184938 1 1024 2500
Montalegre mund 1704 160418184938 1 1024 2500
Montalegre mund 1637 160418184939 1 1024 2500
Montalegre mund 9842 160418184940 1 1024 2500
Montalegre mund 7800 160418184940 1 1024 2500
Montalegre mund 202 160418184941 1 1024 2500
Montalegre mund 3397 160418184941 1 1024 2500
Montalegre mund 9827 160418184942 1 1024 2500
Montalegre mund 4722 160418184942 1 1024 2500
Montalegre mund 1574 160418184943 1 1024 2500
Montalegre mund 5799 160418184943 1 1024 2500
Montalegre mund 829 160418184944 1 1024 2500
Montalegre mund 8172 160418184944 1 1024 2500
Montalegre mund 3016 160418184945 1 1024 2500
Montalegre mund 6430 160418184945 1 1024 2500
Montalegre mund 8272 160418184946 1 1024 2500
Montalegre mund 3332 160418184946 1 1024 2500
Montalegre mund 5537 160418184947 1 1024 2500
Montalegre mund 8154 160418184947 1 1024 2500
Montalegre mund 8772 160418184948 1 1024 2500
Montalegre mund 7406 160418184948 1 1024 2500
Montalegre mund 1805 160418185055 1 1024 2500
Montalegre mund 4487 160418185055 1 1024 2500
Montalegre mund 5458 160418185056 1 1024 2500
Montalegre mund 3343 160418185056 1 1024 2500
Montalegre mund 5305 160418185057 1 1024 2500
Montalegre mund 8318 160418185058 1 1024 2500
Montalegre mund 9315 160418185058 1 1024 2500
Montalegre mund 6760 160418185059 1 1024 2500
Montalegre mund 4082 160418185059 1 1024 2500
Montalegre mund 371 160418185100 1 1024 2500
Montalegre mund 2089 160418185100 1 1024 2500
Montalegre mund 5036 160418185101 1 1024 2500
Montalegre mund 2394 160418185101 1 1024 2500
Montalegre mund 9283 160418185102 1 1024 2500
Montalegre mund 8684 160418185102 1 1024 2500
Montalegre mund 6448 160418185103 1 1024 2500
Montalegre mund 5004 160418185103 1 1024 2500
Montalegre mund 1789 160418185104 1 1024 2500
Montalegre mund 1602 160418185104 1 1024 2500
Montalegre mund 3140 160418185105 1 1024 2500
Montalegre mund 2476 160418185105 1 1024 2500
Montalegre mund 8253 160418185106 1 1024 2500
Montalegre mund 6580 160418185106 1 1024 2500
Montalegre mund 3035 160418185107 1 1024 2500
Montalegre mund 6221 160418185152 1 1024 2500
Montalegre mund 3035 160418185152 1 1024 2500
Montalegre mund 6368 160418185153 1 1024 2500
Montalegre mund 803 160418185153 1 1024 2500
Montalegre mund 7964 160418185154 1 1024 2500
Montalegre mund 3848 160418185154 1 1024 2500
Montalegre mund 6718 160418185155 1 1024 2500
Montalegre mund 9210 160418185156 1 1024 2500
Montalegre mund 709 160418185156 1 1024 2500
Montalegre mund 3196 160418185157 1 1024 2500
Montalegre mund 8812 160418185157 1 1024 2500
Montalegre mund 1880 160418185158 1 1024 2500
Montalegre mund 308 160418185158 1 1024 2500
Montalegre mund 4871 160418185159 1 1024 2500
Montalegre mund 6362 160418185159 1 1024 2500
Montalegre mund 3487 160418185200 1 1024 2500
Montalegre mund 3500 160418185200 1 1024 2500
Montalegre mund 8286 160418185201 1 1024 2500
Montalegre mund 4915 160418185201 1 1024 2500
Montalegre mund 7987 160418185202 1 1024 2500
Montalegre mund 7975 160418185202 1 1024 2500
Montalegre mund 418 160418185203 1 1024 2500
Montalegre mund 9166 160418185405 1 1024 2500
Montalegre mund 8201 160418185405 1 1024 2500