Vilar de Perdizes | Halloween 2016

31 Outubro 2016
Foi por todos considerada a mais bem conseguida celebração de halloween em Vilar de Perdizes. Uma jornada fantástica que fomentou a economia local e reforçou a imagem turística do concelho. Foram centenas de pessoas em torno do singular. Caraterizadas a rigor, viveram uma noite mágica que teve como ponto alto o cortejo embruxado, seguido de um espetáculo que culminou com a queimada esconjurada pelo padre Fontes.
A celebração de Halloween na conhecida aldeia do misticismo, em Vilar de Perdizes, contou este ano com a maior participação de sempre. A noite agradável atraiu centenas de pessoas que se deliciaram com os jantares embruxados preparados pelos restaurantes. No cortejo embruxado, verdadeiramente assustador, os participantes viveram situações inesperadas com a presença de personagens ocultas, à luz de velas, que provocaram muitos percalços e sustos. Porém, o destaque foi para o espetáculo, protagonizado pelos artistas Queiman e Andrea Pousa, que homenageou o mentor desta festa, o conhecido padre Fontes. A animação ficou a cargo do grupo de musica tradicional Enraizarte e pela companhia de teatro Filandorra.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Voltou a cumprir-se a tradição em Vilar de Perdizes. Esta festa, que iniciou com o Congresso de Medicina Popular, tem vindo a afirmar-se. É uma “Sexta 13” num lugar diferente, numa aldeia assombrada, com grande potencial para crescer. Precisa de um maior envolvimento das pessoas da aldeia. O percurso assombrado faz a diferença e precisa de mais dinamismo porque atrai centenas de pessoas. O espetáculo no palco foi um grande momento de homenagem ao padre Fontes pelo bruxo Queiman e pela Andreia Pousa. Foi um momento bonito e mais do que merecido porque o padre Fontes é o embaixador da nossa terra. Uma palavra de agradecimento a toda esta organização e aos funcionários da Câmara, à companhia de teatro Filandorra, ao padre Fontes e a toda a população de Vilar de Perdizes.

Padre Fontes | Mentor do evento
«Pareceu-me o melhor evento de sempre por várias razões: pela presença do Queiman e da Pousa, pela divulgação que foi feita, pela colaboração da associação e do município, pela presença da companhia de teatro Filandorra. Afastamos todas as bruxas más de Vilar de Perdizes e só deixamos as boas».

Umbelina Moura | Vice-presidente da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes
«Este ano as expetativas foram largamente ultrapassadas. Esteve mesmo muita gente. O espetáculo correu muito bem e, por isso, só podíamos estar radiantes. Apostamos em mais animação e tivemos o nosso espaço com comida que teve muita adesão e completou o serviço dos restaurantes».

Bruxo Queiman | Ator
«Estou surpreendido. Foi a primeira vez que vi aqui tanta gente. Este ano apresentamos um momento especial, de forma a render homenagem ao padre Fontes, pela bondade e pelo seu desempenho na transmissão da cultura do Barroso. Foi um prazer estar aqui».

Andrea Pousa | Atriz
«Não esperava ver tanta gente. Foi um prazer celebrar esta noite. Correu tudo muito bem, com um ambiente fantástico. Espero repetir no próximo ano».

David Carvalho | Diretor da Companhia de Teatro Filandorra
«Coube-nos fazer o Deus Larouco com a sua corte. Começamos a arrastar multidões no cortejo embruxado pelas ruas desta aldeia. Isto está no bom caminho porque a adesão continua em grande escala. Na companhia do padre Fontes queremos continuar a celebrar as “bruxas à portuguesa” em Vilar de Perdizes».

MEMÓRIA

Halloween 2016 em Vilar de Perdizes