Sidrós | 'Festa da Misarela' 2016

02 Julho 2016

A emblemática Ponte da Misarela, em Sidrós, freguesia de Ferral, concelho de Montalegre, foi, mais uma vez, palco de muita animação e do reviver de histórias. A noite iniciou com um momento protagonizado pelo conhecido padre Fontes, acompanhado pelo Bruxo Queiman e Andrea Pousa. O espetáculo, encenado pelo jovem barrosão Daniel Alves, descreveu as duas lendas - "A Ponte do Diabo" e "O Batismo" - dando-lhes uma vertente mais atual e com mais humor à mistura.

Voltou a cumprir-se a tradição na Ponte da Misarela. O encantamento retornou a um dos locais mais míticos do concelho e com ele a sedução de muitos curiosos. A representação das lendas ficou a cargo de um grupo de atores da Academia Contemporânea de Espetáculos do Porto com encenação de Daniel Alves, natural do concelho. Uma noite agradável que fez as delícias de quem assistiu.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma encenação atualizada das lendas. Uma noite maravilhosa com muita gente a assistir e a conviver das duas freguesias: Ruivães e Ferral. A peça teatral foi representado por atores com muita qualidade e encenada por um jovem natural de Montalegre. De ano para ano tem vindo a melhorar. Foi um momento para reviver a Misarela, com toda a sua mística e esplendor e isso não podemos deixar que se perca».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um espetáculo bem conseguido, com um pouco de humor à mistura. Fomos brindados com a presença do trio maravilhoso: padre Fontes, Bruxo Queiman e Andrea Pousa. Deram um brilho e um toque especial a esta noite. Bem-haja a esta junta de freguesia, ao jovem barrosão Daniel Alves e a esta gente que continua a acreditar que a Misarela tem uma força especial onde os barrosões se inspiram».

Padre Fontes
«Apesar de estarmos um pouco deslocados do ambiente da ponte - poderia acontecer também do outro lado - achei esta representação muito boa. Vale a pena repetir e melhorar. Lanço ainda a ideia de um concurso de contos, histórias ou lendas que possa envolver as escolas».

Aníbal Ferreira | Presidente da Junta de Freguesia de Ferral
«Foi uma noite fantástica, abrilhantada pela presença do padre fontes, do Bruxo Queiman e da Andrea Pousa. O público afluiu, com uma noite muito agradável. A ponte da Misarela é um ícone do Baixo Barroso e do concelho, por isso merece este tributo pelo menos uma vez por ano».

Daniel Alves | Encenador
«Fizeram-me, mais uma vez, a proposta de fazer esta encenação sempre de forma diferente, agradável e que sirva de atração. Tentei procurar o lado criativo e inovador. O desafio foi ainda maior. Fiquei satisfeito com o resultado final».
"Festa da Misarela" 2016