Tertúlia 'Ler e Reviver Abril'

20 Abril 2011
O auditório da biblioteca municipal de Montalegre foi palco de uma tertúlia sob o lema "Ler e Reviver Abril". Um encontro onde foram lembrados os valores da "Revolução dos Cravos" que contou com a presença, entre outros, do vereador da cultura da Câmara de Montalegre, Orlando Alves.
Inserida no lote de atividades previstas para este mês de Abril, levadas a cabo pela biblioteca municipal de Montalegre, realizou-se no auditório da biblioteca mais uma ação cultural subordinada ao tema "Ler e Reviver Abril". Uma iniciativa que visou marcar e comemorar o Dia Mundial do Livro bem como a "Revolução dos Cravos" e os valores em que a mesma assenta.

DEMISSÃO DOS PAIS

Os convidados da tertúlia apresentaram-se com uma matriz semelhante: todos ligados à área educativa. Desde logo Orlando Alves, vereador da cultura do município de Montalegre, tal como Leonor Pires da escola básica do 1º Ciclo de Montalegre e António Eduardo, responsável pela biblioteca escolar da escola secundária Bento da Cruz. Em cima da mesa, entre outras vertentes, estiveram temáticas como a educação e as várias mudanças registadas no pré e pós 25 de Abril de 1974.
Orlando Alves destacou os bons instrumentos que atualmente a escola dispõe para que se pratique o «bom ensino», porém, defendeu, «os pais demitiram-se do seu papel de encarregados de educação», delegando responsabilidades à escola.

APOSTA GANHA

"Ler e Reviver Abril" contou com algumas projeções, vídeos alusivos à revolução de Abril e da "geração à rasca". Foi um momento de partilha e reflexão que passou, igualmente, pelo atual estado da nação.
No final, Gorete Afonso, responsável pela biblioteca municipal, fez balanço positivo deste pontapé de partida para um ciclo de tertúlias onde a população se reveja. Desta sessão inaugural considerou unânime a questão da educação, da formação e da competência, como sendo o grande défice do país e também da região.

Reportagem TV BARROSO

Tertúlia "Ler e Reviver Abril"