Hoje
Máx
C
Mín
C
Amanhã
Máx
C
Mín
C
Depois
Máx
C
Mín
C
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Montalegre Alert - Reclamações
- Regulamentos
- Avisos e Editais
- Ambiente
- Calendário de montarias ao javali - Concelho de Montalegre
- Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
- Espécies Migratórias de Verão
- Candidatura à ZCM de Montalegre
- Análises da água para consumo humano
- Inscrições na Zona de Caça Municipal
- Concessões de Pesca Desportiva
- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
- Plano de Contingência para Situações de Seca
- Plano Comunicação Emergência Quali/Qtd Água
- Vigilância Sanitária
- Plano Municipal de Ação Climática
- Taxas e licenças
- Requerimentos
- Contratação pública
- Bens e serviços adquiridos sem concurso (Ajustes Directos)
- Contratos Adjudicados
- Anúncios de Abertura de Concursos
- Concursos (Peças Concursais, Programa, Cadernos de Encargos, Relatórios de Avaliação, Adjudicatários, Entidades Concorrentes e Consultadas)
- Controlo e Avaliação dos Contratos (necessário registo na plataforma para consultar)
- Balcão Digital - Serviço de Águas
- Serviços Online
- Legislação
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Eleições
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Montalegre- uma ideia da Natureza
- Mapa turístico interativo
- Onde comer e onde dormir?
- O que fazer?
- Como chegar?
- Acessibilidade
- Mapa do concelho
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Seselhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Informações úteis
- Cultura
- Desporto
- Autarquia
- Município
- Informação financeira
- Informação geográfica
- Resenha histórica
- Município em números
- Património municipal
- Símbolos do município
- Freguesias
- Cabril
- Cervos
- Chã
- Covelo do Gerês
- Ferral
- Gralhas
- Morgade
- Negrões
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Reigoso
- Salto
- Santo André
- Sarraquinhos
- Solveira
- Tourém
- UF de Cambeses, Donões e Mourilhe
- UF de Meixedo e Padornelos
- UF de Montalegre e Padroso
- UF de Paradela, Contim e Fiães
- UF de Sezelhe e Covelães
- UF de Venda Nova e Pondras
- UF de Vilar de Perdizes e Meixide
- UF de Viade de Baixo e Fervidelas
- Vila da Ponte
- Editais
- Património Mundial
- Organigrama
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Freguesias
- Projetos cofinanciados pela UE
- Protecção Civil
- Contactos
- Município
Pesquisa Geral
Início
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Eleições
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
XXVI Feira do Fumeiro inaugurada
26 Janeiro 2017
Está aberta a XXVI Feira do Fumeiro de Montalegre. O "cortar da fita" aconteceu com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita. O membro do governo não poupou elogios à "rainha do fumeiro". Enalteceu a excelência dos produtos de um cartaz, aberto até domingo, que é uma verdadeira alavanca da economia local.
Até domingo, Montalegre é sinónimo de procura gastronómica. Está na rua a "rainha do fumeiro", o maior cartaz do concelho. A vigésima sexta edição, apadrinhada pelo Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, abriu em grande estilo, onde já foram visíveis compras significativas. Será assim nos próximos dias, para satisfação dos vários setores económicos do município.
TEM A PALAVRA
Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Esta será uma das maiores feiras. Fizemos uma excelente campanha publicitaria que trás sempre bons resultados. Temos, também, os nossos fãs incondicionais que fazem os planos para não faltarem a esta feira. É mais uma fantástica jornada de promoção do território. Será mais um fim-de-semana que vai ficar na memória. É um evento que envolve toda a comunidade com gente que dinamiza a economia e que trabalha para institucionalizar a marca Montalegre. É uma montra de excelência do mundo rural. Temos recursos ambientais e culturais fantásticos mas não temos capacidades para entrar no mercado global. Apesar disso, encaramos o futuro com esperança. Com tanto potencial, somos cada vez menos e não tivemos o reconhecimento de quem deveria perceber que o desenvolvimento das terras e das populações também se faz com as acessibilidades. Temos uma ponte que aguarda uma ligação à A24 porque é vital para o nosso desenvolvimento. Fomos injustiçados. Congratulamo-nos com as medidas anunciadas para o plano de coesão territorial anunciado pelo governo. Descentralizar competências não resolve tudo mas ajuda muito. Quero agradecer o trabalho e o esforço desenvolvidos. São âncoras para o nosso sucesso».
Eduardo Cabrita | Ministro Adjunto
«É fundamental apostar em iniciativas como esta que aumenta o potencial de Montalegre e da região. É uma prioridade do governo apostar no interior e no seu potencial económico. São essenciais para o desenvolvimento do país. São terras de oportunidade. É necessário criar oportunidades e condições para a fixação de empresas, para a atração de médicos e para o acesso a uma educação de qualidade para que os valores ambientais sejam preservados e se transformem em fatores de desenvolvimento. Os valores locais, como o fumeiro, em torno do qual se estrutura esta feira, é uma afirmação de competitividade. Valer pela diferença e pelos produtos de qualidade que só aqui podemos encontrar. A cooperação transfronteiriça é importantíssima. Ser do interior não é uma fatalidade. O programa nacional de coesão territorial vai trazer ação e colocar o interior nos holofotes. A taxa de IRC para as empresas instaladas no interior é reduzida (12,5 %). A nossa prioridade são estas zonas. Vamos encontrar as melhores condições e priorizar estas zonas. Esta feira é o orgulho da vossa terra e os produtos são uma marca que vale por si. Vão construir o futuro com confiança no potencial desta região. A batalha demográfica é terrível mas queremos estabilizar esta tendência de longo curso. Queremos valorizar a relação com a vizinha Galiza e afirmar este potencial que contribui para a qualidade de vida de todos».
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Está lançado mais um grande certame. Neste primeiro dia, apesar da chuva, esteve muita gente. Temos muita vontade de promover o nosso concelho, não só com o fumeiro mas nas diversas vertentes turistas. A qualidade dos produtos que estão expostos dão a garantia de um grande certame».
Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Montalegre
«No dia da abertura fomos visitados por muita gente que fez compras significativas e isso trás grandes expetativas. É importante que os nossos produtores apostem na qualidade. É uma área que dá muito trabalho mas que tem retorno. É uma oportunidade para os nossos jovens e é uma satisfação ver que, a cada ano, temos mais produtores».
Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«As expetativas são as melhores. Penso que tudo vai correr bem. Este primeiro dia foi bom. Vai ser mais uma grande feira».
Fernando Queiroga | Presidente da Câmara Municipal de Boticas
«Fico contente que o poder central reconheça estes certames como uma forma de dar rentabilidade e dinâmica a estas terras. Temos potencial, é preciso saber aproveitá-lo mas são precisos meios. Só temos que apoiar estas iniciativas e ajudar a garantir o escoamento destes produtos. Ser autarca é ajudar a dar sustentabilidade a este povo».
Amílcar Almeida | Presidente da Câmara Municipal de Valpaços
«É com imenso gosto que estou aqui mais uma vez pela amizade do meu colega. Esta marca já se afirmou há muito tempo no mercado. É um sucesso. As pessoas sabem distinguir o fumeiro de Montalegre. Representa muito dinheiro para o concelho. É o trabalho de gente humilde. Ano após ano vejo sucesso e prosperidade».
Clemente Garcia | Presidente da Câmara Municipal de São Domingos (Cabo Verde)
«É uma excelente iniciativa e estou a aprender. Porque não levar esta ideia de forma a aproveitar os nossos recursos endógenos? Também temos um grande potencial agrícola. Estou aqui para estreitar laços de amizade com Montalegre».
FILÃO PROCURADO
Lembrar que a Feira do Fumeiro de Montalegre, nasceu para escoar os produtos regionais e atrair turistas. A tradição mandava matar o porco e fazer os enchidos no mês de janeiro e essa prática tornou-se um acontecimento de extrema importância para a economia da região. Face a isto, é justo e até imperioso projetar o delicioso fumeiro transmontano a um nível nacional e até internacional. Este ritual – que envolve uma franja muito expressiva da população – contribui de forma decisiva para a valorização e promoção sustentada das Terras de Barroso, no contexto do Parque Nacional da Peneda-Gerês (Reserva da Biosfera Gerês/Xurés) de cuja afirmação o Município de Montalegre se tornou um verdadeiro porta-estandarte. A valorização do interior e o combate à desertificação passa pela valorização do território e dos seus recursos. Os recursos naturais são, em grande parte, propriedade privada isolada ou comum, tais como os baldios. Mesmo as propriedades de domínio público são geridas pelas entidades descentralizadas do território.
XXVI FEIRA DO FUMEIRO | INAUGURAÇÃO
XXVI FEIRA DO FUMEIRO | 26 a 29 janeiro
(Spot Oficial)
HINO | FEIRA DO FUMEIRO | MEMÓRIA