Salto | 'Sábado Filhoeiro' 2017

25 Fevereiro 2017

A tarde de "Sábado Filhoeiro" foi preenchida de atividades na Casa do Capitão, em Salto, concelho de Montalegre. Iniciou com a abertura da exposição de fotografia "Photo Natura" da autoria de Eduardo Castro. Seguiu-se a visualização de um documentário sobre a aldeia de Tabuadela e do filme "Volta à Terra". A jornada terminou com a degustação das tradicionais filhoses lêvedas.

Como já vem sendo hábito ao longo dos anos, a Casa do Capitão, polo do Ecomuseu de Barroso em Salto, voltou a assinalar o “Sábado Filhoeiro”, este ano munido de várias atividades. A jornada arrancou com a exposição “Photo Natura” da autoria de Eduardo Castro. São mais de duas dezenas de quadros que retratam a natureza com um realismo único. Um registo minucioso, dos animais, dos objetos e dos sinais da realidade, com especial atenção aos valores da luz exterior e natural. Já no auditório, foi exibido um documentário sobre o pisão de Tabuadela, aldeia da freguesia de Salto, que trouxe ao espaço memórias de outros tempos. Seguiu-se o filme “Volta à Terra”, rodado nos anos 70, na localidade vizinha de Uz, concelho de Cabeceiras de Basto. Entretanto, pelas mãos de Augusta Barroso, na lareira da cozinha e sob a sertã bem quente, caíam os ingredientes que resultaram em centenas de filhoses lêvedas, tão típicas na época de Carnaval.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma tarde muito rica sob o ponto de vista cultural. Normalmente, no "Sábado Filhoeiro" distribuem-se filhoses pela comunidade o que, também, acontece aqui na Casa do Capitão. Uma tarde com excelentes momentos culturais, como foi o caso de uma bonita exposição de fotografia e um documentário que nos trouxe memórias muito interessantes».

Alberto Fernandes | Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Foi uma excelente iniciativa. As imagens que vimos trouxeram grandes memórias. São um retrato fiel das nossas tradições. Terminamos com um momento de convívio, para degustarmos as maravilhosas filhoses lêvedas. Esperamos continuar a reviver tradições na Casa do Capitão».

Eduardo Castro | Autor da exposição de fotografia
«É um conjunto de fotografias que se enquadram muito bem neste espaço. É como se devolve-se os animais ao local onde eles pertencem. Nas minhas fotografias tento mostrar a máxima beleza dos animais e que, na maioria das vezes, não é percetível. Acho que este museu é magnífico, muito belo. Parece que acabei de fazer uma viagem à minha infância».

Adriana Henriques | Curadora da exposição de fotografia
«É uma exposição que se enquadra muito bem no espaço envolvente. São composições visuais muito belas, apelativas e poéticas. Todas contam uma história e utilizam o suporte mais sofisticado que existe».
Salto - "Sábado Filhoeiro" 2017