Romaria à Feira do Fumeiro

15 Janeiro 2005
Milhares de pessoas seduzidas pela qualidade dos produtos apresentados
Estão confirmadas as melhores expectativas da XIV edição da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, evento que decorre na vila de Montalegre até ao fim da tarde deste Domingo.
A este respeito, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Rodrigues, declara: «Sempre dissemos que durante este fim-de-semana contávamos receber em Montalegre cerca de 50 mil pessoas e cremos que esta estimativa poderá pelo menos ser alcançada».
Os visistantes chegam de todo o lado embora uma parcela significativa seja das regiões do Grande Porto e Minho. Todavia, os vizinhos galegos são presença muito notada.
O autarca, contudo, lembra que além de minhotos e galegos «chegam a Montalegre e à Feira do Fumeiro gente de todo o país», o que também «tem como consequência que as unidades hoteleiras, não só da vila como dos arredores, incluindo Chaves e outras localidades, estejam lotadas, para já não se falar no que diz respeito à restauração».

BANQUETE BARROSÃO

Segundo Fernando Rodrigues, trata-se de gente que «vem à festa da matança do porco», à “«festa da fartura», ao «convívio da gente de todas as classes». Diz o autarca que é «gente que vem ‘religiosamente’ todos os anos e que se associa a este verdadeiro banquete barrosão».
A Feira do Fumeiro de Montalegre continua, assim, a ser «uma grande festa popular
Romaria à Feira do Fumeiro