Venda Nova | Homenagem ao fundador do Concurso Pecuário

06 Julho 2017

A União de Freguesias de Venda Nova e Pondras inaugurou um busto em homenagem a Carlos Machado, fundador do concurso pecuário e responsável por diversas iniciativas que alavancaram o desenvolvimento local. A obra em bronze, colocada numa zona nobre, é um tributo enquadrado no programa "+ Cultura na Freguesia". A cerimónia contou com a presença do executivo municipal.

No dia em que se realizou mais uma edição do concurso pecuário de raça barrosã, na Venda Nova, concelho de Montalegre, a União de Freguesias inaugurou um busto em homenagem ao seu fundador, Carlos Machado. Um momento emotivo na presença dos familiares e onde a população recordou a generosidade, inteligência e ousadia de um homem que, não sendo natural do concelho, dedicou parte significativa da sua vida a esta localidade. Para além de ter criado o concurso pecuário de raça barrosã foi o responsável pela primeira concessão de transportes entre Braga e Venda Nova e vice-versa.
TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma homenagem justa porque é sempre tempo de expressar reconhecimento e gratidão. Não tive a oportunidade de o conhecer mas pelo que foi dito acerca dos traços biográficos, constata-se que era um homem muito avançado para a época, com cultura e que prezava valores e princípios. Trabalhou na defesa e promoção da sua terra, perspetivando o futuro. Fico satisfeito com este gesto de reconhecimento e gratidão».

António Reis | Presidente da União de Freguesias de Venda Nova e Pondras
«Esta homenagem era mais do que devida e merecida. Foi um homem que lutou pela sua terra em várias áreas. Foi um grande dinamizador desta zona e um cidadão exemplar. Esta foi a forma de mostrarmos a nossa gratidão».

Maria Machado | Neta
«Agradecemos esta reconhecida homenagem. O meu avô foi um homem que nos marcou e que marcou esta comunidade. Agradecemos todo este carinho».

Alcina Machado | Neta
«Foi uma homenagem muito merecida e emotiva. Sentimo-nos satisfeitos por percebermos que o nosso avô ainda pode ser uma referência na região. Era uma pessoa muito especial. Tínhamos uma enorme admiração e carinho por ele».

VENDA NOVA | +Cultura na Freguesia - 2017

Venda Nova homenageou fundador do concurso pecuário