IV 'Semana do Barrosão' (Salto)

30 Julho 2017
Terminou da melhor forma a quarta edição da "Semana do Barrosão", evento que decorreu na vila de Salto, concelho de Montalegre, terra onde reside o solar da raça. Uma montra onde houve oportunidade para fazer negócio, adquirir e degustar a excelência da carne barrosã. Para o líder do município, Orlando Alves, «esta carne excelente que se produz no nosso território tem que constituir a alavanca turística da região».
TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«O balanço é muito positivo. Houve muita participação e o envolvimento interessado das várias associações e produtores. Muito convívio, negócio e muita animação, com a participação dos emigrantes. Só posso congratular-me com o êxito conseguido e pelo alerta desta iniciativa junto dos produtores, consumidores e empresários da hotelaria e restauração. Esta carne excelente que se produz no nosso território tem que constituir a alavanca turística da região. Esse é o desafio que temos pela frente e a razão de ser da "Semana do Barrosão"».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Apresentamos os melhores produtos do concelho, com especial destaque para a carne barrosã. Este certame mostrou que o nosso mundo agrícola está vivo e a qualidade dos produtos fala por si».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Mais uma vez, voltamos a homenagear os produtores de raça barrosã da melhor maneira. É um património que não podemos perder porque o gado barrosão faz parte da nossa identidade».

Alberto Fernandes | Presidente da junta de freguesia de Salto
«Tivemos três dias de festa, muitas atividades, de promoção da raça barrosã a da nossa terra. Foi um evento que uniu a freguesia, os agricultores e toda a população no geral. Todos participaram com alegria. A cada edição há mais qualidade. É uma iniciativa que veio para ficar».

Nuno Sousa | Presidente da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã
«É um evento que está em constante crescimento. Voltamos a contar com a participação massiva dos produtores que estão unidos na defesa desta produção, pela qual nutrem muito carinho. Estamos muito satisfeitos pelo sucesso alcançado».

Gabriela Canavilhas | Ex-Ministra da Cultura
«É uma das grandes mais-valias que Montalegre tem. Tudo que tem a ver com a identidade de um território é fundamental que seja bem preservado, divulgado e que constitua um incremento na cultura local. Comi as melhores refeições dos últimos anos. Têm uma gastronomia de excelência, com uma relação de pureza e autenticidade. A carne barrosã é qualquer coisa de extraordinária, é única. Convido toda a gente a visitar este concelho, pela natureza, autenticidade e pureza de tudo. Toda esta região quer produz património gastronómico com esta especificidade e diferenciação».

Ascenso Simões | Deputado
«Não foi possível estar presente no dia da inauguração mas não podia deixar de vir a este evento. É uma terra que recebe sempre muito bem. Apoio, sem dúvida nenhuma, com muita força, a "Semana do Barrosão". É uma iniciativa de louvar».

Francisco Rocha | Deputado
«É um evento muito importante no nosso território. Estamos orgulhosos de ver barrosões que têm orgulho naquilo que produzem. Não é novidade para ninguém a projeção que tem o concelho de Montalegre, com as suas particularidades, tradições, cultura etnográfica e os seus produtos típicos de muita qualidade. Deixo uma palavra de incentivo a este território e a estas gentes».

MEMÓRIA

2016III Semana do Barrosão
2015II Semana do Barrosão
2014I Semana do Barrosão