Montalegre | Dia do Município 2018

09 Junho 2018

A sessão solene que marcou a celebração do "Dia do Município" ficou marcada pela homenagem que o executivo decidiu prestar a três ilustres barrosões: António Lourenço Fontes (Medalha de Honra do Município); Maria Georgina Lopes Alves Pinto (Medalha de Mérito do Município) e, a título póstumo, a Herculano Fernandes Pereira (Medalha de Mérito do Município).

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma forma honrosa e culturalmente enriquecedora. A celebração do feriado municipal não poderia ser de outra forma. Criando momentos de reflexão sobre o trajeto que fizemos individualmente e naquilo que estamos a fazer comunitariamente. Temos que pensar no que fomos, no que estamos a ser e para onde queremos ir. Nada melhor do que fazermos a evocação dos valores culturais».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma forma importante de celebrarmos o dia do concelho. Foi o dia de todos e é o dia em que todos têm a obrigação de olharem para trás e pensarem no futuro. É nisso que devemos acreditar».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Em primeiro lugar homenageamos os nossos, que nos representam e fazem a nossa história no dia em que celebramos a nossa identidade. Temos muito para dar, é uma questão de mostrarmos as nossas potencialidades. Honrar o passado e perspetivar o futuro é uma ótima maneira de celebrar o nosso feriado».

Padre Fontes | Homenageado
«Por um lado está o pedestal a subir mas por outro a baixar. Sobe na reputação cultural e atrativa mas baixa na idade que já pesa e é notória na mobilidade, nas muitas solicitações a que tento responder. Agradeço e sinto-me muito feliz por mais um reconhecimento».

Tiago Pereira | Filho do homenageado (Herculano Pereira) - título póstumo
«Foi uma homenagem muito agradável. Agradeço ao senhor Presidente da Câmara este gesto. Tentamos que a vida continue da melhor maneira. É sempre importante o reconhecimento pelo trabalho que o meu pai desenvolveu. Um momento onde esteve presente a população da aldeia, com muitos amigos que o conheciam e apoiaram».

Georgina Pinto | Homenageada
«Agradeço este reconhecimento. Em Lisboa divulgo a minha terra de forma intensiva. Nos meus restaurantes sirvo, com muito orgulho, a posta barrosã. Sou de Parafita mas estou estabelecida na capital há 45 anos mas tenho aqui uma parte do meu coração».

MONTALEGRE - 9 junho (Feriado Municipal 2018) - Discurso do Presidente CMM - Orlando Alves

MONTALEGRE - 9 junho (Feriado Municipal 2017) - Homenagem | António Lourenço Fontes

MONTALEGRE - 9 junho (Feriado Municipal 2017) - Homenagem | Herculano Fernandes Pereira (título póstumo)

MONTALEGRE - 9 junho (Feriado Municipal 2017) - Homenagem | Maria Georgina Lopes Alves Pinto