Presidente visitou requalificação da escola de Salto

05 Fevereiro 2018

300 mil euros transformaram por completo a escola básica de Salto. Um moderno equipamento escolar que acolhe mais de 60 alunos, divididos por três turmas do primeiro ciclo e uma do pré-escolar. Acompanhado pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, o presidente da autarquia, Orlando Alves, aproveitou para lembrar que somado a este investimento, estão 160 mil euros na Escola do Baixo Barroso (Venda Nova) e um milhão que estão projetados para a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz (Montalegre).

A Câmara Municipal de Montalegre acaba de concluir a reabilitação da Escola básica de Salto. O espaço apresenta, agora, condições de conforto térmico, acústico e de segurança, com a remodelação das salas de aulas, a criação de novas instalações sanitárias e melhoria das acessibilidades. Um investimento, avaliado em cerca de 300 mil euros, financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do FEDER, que coloca este equipamento escolar na senda da modernidade. No resto do concelho, já foi adjudicado o processo de intervenção na escola básica e secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, orçado em um milhão de euros. A somar a isto, estão 160 mil euros já aplicados na requalificação da escola do Baixo Barroso, na Venda Nova.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Esta intervenção resulta de um empenho muito grande da Câmara Municipal que dedica sempre o melhor às questões da educação e não olhamos a meios para que haja sucesso educativo. Se o sucesso escolar se conseguisse com dinheiro, estávamos garantidos porque a autarquia não se furta a meios para que se desenvolva da melhor forma o processo ensino/aprendizagem. Fizemos uma intervenção de 160 mil euros na escola do Baixo Barroso. A intervenção na escola de Salto ronda os 300 mil euros e temos em andamento o processo de intervenção na Escola Bento da Cruz que ronda um milhão de euros. O município tem tido uma conduta irrepreensível na abordagem a questões que se relacionam com a educação. Sinto alguma emoção por ver este espaço, onde trabalhei durante 16 anos, completamente transformado. Não tinha completamente nada do que existe hoje para que se possa trabalhar e almejar o sucesso educativo. Trabalhei aqui em condições extraordinariamente difíceis. Não me consta que nenhum aluno tenha ficado traumatizado com a realização de exames. Naquela altura, o resultado do aproveitamento dos alunos refletia-se na avaliação dos professores. Hoje isso não acontece por questões variadíssimas. À escola o que lhe compete e ao município o que também lhe compete. No que respeita ao município, estamos a fazê-lo mesmo muito bem».

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre
«Vejo este novo espaço, também, como uma oportunidade para que os professores continuem a esforçar-se em prol das nossas crianças, como têm feito até agora. É um esforço pesado para a autarquia, mas a educação é a nossa prioridade. Um exemplo disso é o investimento que vai ser feito na escola sede do agrupamento, a Escola Dr. Bento da Cruz e as requalificações que têm vindo a ser feitas nos vários espaços escolares. Vemos as nossas crianças felizes e motivadas. São precisas condições físicas e materiais para que haja sucesso».

Alberto Fernandes | Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Estou muito satisfeito com este momento. Fizeram-se obras maravilhosas no espaço da escola de Salto. Eram há muito ansiadas pela junta de freguesia e Câmara Municipal. Não tínhamos condições para acolher todas as crianças. Foi uma das primeiras obras que pedi. Para nós e para toda a comunidade escolar, é um dia muito importante. Vemos um edifício bonito, acolhedor e moderno com todas as condições para receber as crianças. É um dia especial e estamos muito satisfeitos».

ESCOLA BÁSICA DE SALTO
- 3 turmas do 1.º Ciclo (40 alunos)
- 1 turma no Pré-Escolar (25 alunos)

FREGUESIAS ENVOLVIDAS