'Fala Churra' desfila no concelho de Montalegre

24 Abril 2012
O Grémio Literário Vila-Realense destina, em 2012, importância especial à problemática da linguagem popular. Esta última, ameaçada ao longo dos tempos, constitui uma importante fonte de identidade. Nesse sentido e de modo a conseguir preservá-la no tempo, está a decorrer um ciclo denominado "Fala Churra". Esta ação passou pelo concelho de Montalegre, sob a temática do contrabando, e reuniu mais de 50 pessoas. Da visita constou passagem pela "Casa do Capitão", polo do Ecomuseu de Barroso em Salto, e pelas freguesias de Pitões das Júnias e Tourém.

A "Casa do Capitão", polo do Ecomuseu de Barroso em Salto, Montalegre, em parceria com a junta de freguesia de Tourém e o Grémio literário Vila-Realense, dedicaram um dia à linguagem popular. A ação esteve inserida no ciclo "Fala Churra", um conjunto de sessões em diversas localidades que tem por fim «explorar, recolher e preservar a linguagem popular», com recurso à análise «de textos de autores transmontanos e alto-durienses» e «memórias» pessoais. No caso concreto, foi abordado o tema do contrabando, com a participação de Orlando Alves, vice presidente do município barrosão, Paulo Barroso, presidente da junta de freguesia de Tourém, A.M. Pires Cabral, escritor transmontano, e convidados locais que explanaram episódios vividos no contrabando.

12 TÍTULOS

A atividade teve início no "museu vivo", em Salto. Depois de uma visita guiada ao mesmo, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o burgo antigo, a igreja matriz, sarcófagos medievais, entre outros. Neste percurso, foram surpreendidos com uma demonstração do jogo do pau. De destacar que a “Casa do Capitão” foi brindada com uma «coletânea de 12 títulos, obras relacionados com Barroso e Trás-os-Montes», oferecidos «pelo diretor do Grêmio». Depois do almoço tradicional, a viagem seguiu destino até Pitões das Júnias, local onde, apesar da chuva que se fazia sentir, teve lugar uma visita ao mosteiro de Santa Maria das Júnias. Já na aldeia de Tourém, e após visita ao polo do Ecomuseu na localidade, deu-se início ao debate sob o mote do contrabando.
"Fala Churra" desfila no concelho de Montalegre