BTL 2018 | Promoção do concelho

04 Março 2018

Foi intensa a participação do município de Montalegre nos 30 anos da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) feita no Parque das Nações. A divulgação do concelho - enquadrada no âmbito da CIM do Alto Tâmega (envolve mais cinco municípios: Boticas, Chaves, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena) - cumpriu com as expetativas da organização. Cinco dias de contactos que, por certo, irão resultar em fomento turístico. Eventos como a "Sexta 13" (abril e julho) e a prova do Campeonato do Mundo de Rallycross (27 a 29 de abril) mereceram particular destaque.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Penso que a melhor forma de apresentarmos o nosso território, desta vez no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, foi com a degustação dos produtos locais. Apresentamos imagens e fizemos o convite pessoal da visita. Foi possível degustarmos o que de melhor temos na região. Montalegre trouxe o pão centeio e o presunto. Os municípios vizinhos trouxeram os seus produtos mais identitários. Todo o cabaz de produtos é valor e um convite aos sentidos. Montalegre tem uma marca forte e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera, faz as delícias dos amantes da natureza e é assim que gostamos de nos afirmar. Apresentamos os grandes eventos da região, a "Sexta 13" e a prova do Campeonato do Mundo de Rallycross (27 a 29 abril) que dão o mote para esta escala da região. Uma região unida. Porque juntos temos mais peso e mais razões de visita».

Otelo Rodrigues | Ecomuseu de Barroso
«Esta participação foi muito positiva. Tivemos muita procura. Muita gente aderiu e quis conhecer o nosso espaço. Quiseram conhecer as nossas ofertas. Espero que seja uma mais valia para a região e que possa atrair mais visitantes a Montalegre».

Ramiro Gonçalves | CIM Alto Tâmega
«Foi uma participação muito positiva. Os vários objetivos foram conseguidos. A ideia é conseguir que a região se vá afirmando. As pessoas podem visitar o território e vivenciar experiências muito diferenciadas. Queremos capitalizar esta denominação conjunta num vasto território».

Márcio Azevedo | Presidente da Junta de Freguesia de Cabril
«Tinha curiosidade acerca deste evento. É uma montra que nos catapulta para o exterior. Queria perceber como é feita a promoção pensando que Cabril poderá fazer-se representar no próximo ano. Queremos dar passos seguros e de forma sustentável para colocar a freguesia no mapa turístico daquela zona».

Nuno Diniz | Chef
«Faz todo o sentido que Montalegre esteja representado neste espaço. Até deveria estar com maior força na questão da gastronomia do Barroso que é tão especial e autêntica. Merece um tratamento diferente com os seus produtos naturais. Têm uma potencialidade extraordinária».

João Dias | Empresário
«Faço parte de um grupo de quatro empresários turísticos que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Fizemos um roteiro turístico que permite aos visitantes um experiência integrada nas diversas portas do Parque. Este evento é uma experiência muito positiva e sempre com muita aprendizagem».

Paulo Reis Santos | Produtor do vinho "Padre Fontes"
«O vinho é um produto do Alto Tâmega. Nesse sentido, faz todo o sentido que esteja aqui representado. A marca vive de parceiros desta região. Neste espaço são discutidas impressões que permitem novas estratégias que evoluem para atrair o cliente».
Montalegre na BTL 2018