Montalegre | 'Queima do Judas' 2018

31 Março 2018

No sábado que antecede a Páscoa, voltou a realizar-se, em Montalegre, a "Queima do Judas". Trata-se de uma tradição com vários anos que conta com a participação de particulares, associações e instituições do concelho. Depois de expostos na praça do município, os sete "Judas" a concurso seguiram em direção ao castelo onde foram queimados. A encenação teatral ficou a cargo do artista barrosão Daniel Alves.

Os bonecos, construídos à base de materiais recicláveis, refletiram temas que estão na ordem do dia, como a questão dos refugiados passando pela rede social Facebook, sem esquecer os temas da atualidade politica e social. Foram muitas as famílias, sobretudo da zona Norte do país, que, estando a aproveitar o fim-de-semana de Páscoa no concelho, não deixaram de acompanhar a festa com entusiasmo.

«IMAGINAÇÃO»

Fátima Fernandes, vereadora da educação e ação social da Câmara de Montalegre, destacou «a imaginação de dois jovens da terra» numa atuação «onde a crítica esteve presente associada à ironia», tradição marcada pelo julgamento e condenação de atitudes e valores, expulsando o mal. A autarca deixou, ainda, um repto à população: «no próximo ano queremos ver aqui todas as associações do concelho».
A encenação teatral ficou a cargo do artista barrosão, Daniel Alves, que explicou a peça apresentada: «foi uma sátira de reflexão sobre os valores que nos foram colocados ao longo da vida e que agora questionamos, seja a nível religioso, social ou politico».
MONTALEGRE - Queima do Judas 2018