I Ourense Strade Termal (Gerês) | Apresentação

06 Abril 2018

Decorreu no salão nobre da câmara de Montalegre a apresentação pública da prova de ciclismo "Ourense Strade Termal (Gerês)" que se realiza no próximo dia 15. O percurso passa pelo território do concelho, nas freguesias de Pitões das Júnias e Tourém. São 103 quilómetros de um trajeto com quatro troços de terra e 3.000 metros de desnível, que permitirá aos participantes fruírem das mais belas paisagens. Mais um evento que reforça as relações de cooperação entre o município e os vizinhos espanhóis.

A prova de cicloturismo apresenta um formato único entre Espanha e Portugal partindo da estratégia de desenvolvimento de Ourense e regiões envolventes como destinos de turismo desportivo. Estão inscritos mais de 400 participantes. A serra do Gerês marca este itinerário com a incontornável entrada no concelho de Montalegre a ser um dos pontos de destaque no programa.

«PROMOVER O TERRITÓRIO»

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, considera que este projeto surge «das boas relações e da afinidade com os vizinhos, nomeadamente com Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense» sendo «uma excelente oportunidade para promover o território». Trata-se de «uma cooperação entre instituições dos dois países que sabem perspetivar o futuro na exaltação do Gerês».
Na mesma linha, José Manuel Rodriguez, presidente do INORDE (Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense), lembrou que «esta cooperação com Montalegre já acontece há vários anos» e esta primeira prova «já apresenta uma grande participação por isso queremos consolidá-la como um clássico a nível desportivo». Há «um território comum que une dois países e não poderíamos deixar de fora um concelho com tanto potencial, ao nosso nível não existem fronteiras».
Por fim, Serafin Martinez, diretor de prova, referiu que o objetivo passa por «dar a conhecer a zona do Gerês-Xurês, distanciada das zonas urbanas». O responsável vê com muita satisfação «uma primeira edição onde a adesão é elevada havendo a necessidade de limitar a participação».

Informações adicionaiswww.ourensestradetermal.com
MONTALEGRE - Ourense Strade Termal (Gerês)