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- Autarquia
Educação | Abandono e insucesso escolar protocolados
O salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre testemunhou a assinatura de protocolos que estabelecem parcerias para a implementação de projetos de combate ao insucesso e abandono escolares, financiados pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE). Estes projetos prevêem medidas a serem aplicadas até 2021 com comparticipação do município. Com esta aposta, a autarquia, num curto espaço de tempo, aplica cerca de 2,5 milhões de euros nas escolas do concelho.
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estes protocolos, agora assinados, foram elaborados no âmbito do Pacto de Desenvolvimento do Alto Tâmega, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal. Muita gente da autarquia trabalhou intensamente para desenvolver um projeto consolidado para a promoção do sucesso educativo. A Câmara de Montalegre vai aplicar 15% do valor total de cerca de um milhão de euros nestes projetos. Este plano está em execução no período de vigência do programa Norte2020, para três anos, e não há garantias de continuidade, infelizmente. Se é uma medida para combater o abandono e insucesso escolares deveria ter continuidade anual. No meu entender, esta forma tira-lhe profundidade. Vamos partir para o terreno. Esta é a relação que a autarquia tem com a educação. No final destes anos, são cerca de 2,5 milhões de euros de investimentos nas escolas. É o empenho que demonstramos na educação dos nossos jovens».
Irene Esteves | Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montalegre
«Como presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montalegre tinha que colaborar num projeto desta natureza. O abandono e o insucesso escolar são situações de risco para as nossas crianças. Já trabalhamos esta questão com a escola. Há um conjunto de atividades neste projeto que têm a ver com a missão deste organismo. É uma entidade de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em risco. A escola é o lugar onde são sinalizadas a maioria das crianças e jovens em risco. Neste momento, o absentismo escolar, que leva depois às restantes situações, tem já um aumento significativo no nosso concelho, especialmente em jovens entre os 14 ou 15 anos. Faz todo o sentido esta colaboração. É com muito gosto que vamos organizar uma serie de atividades de sensibilização de toda a comunidade. Falamos de áreas como o bulling e cyberbulling, os maus tratos, os abusos sexuais etc. Considero que pode ser um projeto muito interessante. Apesar de ser apenas durante três anos, acredito que vamos plantar algo que pode ser sustentável futuramente».
Albano Álvares | Ecomuseu de Barroso
«São projetos fundamentais para o território de Barroso. São vitais para o combate efetivo ao insucesso escolar. O problema não é comum apenas a esta região mas, também, ao país. É necessário combater porque a educação é a base do desenvolvimento. Este projeto vai ter uma ação muito importante junto da comunidade escolar. O Ecomuseu de Barroso colabora com todo o gosto».
Graça Martins | Presidente do Agrupamento de Escolas de Montalegre
«É um protocolo muito importante para a escola. São sempre mais meios ao nosso dispor. Temos que ver como se vão operacionalizar na escola convertendo-se em vantagens para a melhoria da educação. Está tudo relacionado com as condições socioeconómicas do nosso concelho. Os nossos jovens têm que ficar o dia todo na escola, não podem ir no final da tarde para casa porque a rede de transportes não o permite. Isso faz com que lhes ocupemos os tempos livres com dignidade. Isto acontece face à realidade do nosso concelho. Só a autarquia poderia concorrer e vemos esse desígnio com muita satisfação. A missão de qualquer agrupamento de escolas do país é o sucesso educativo dos seus alunos».
- Conceção e implementação de planos para colmatar as dificuldades do diagnóstico económico e social, nomeadamente em áreas da saúde com impacto na aprendizagem e no sucesso escolar;
- Implementação de um plano de ajuda social de acordo com os resultados do rastreio, para os alunos mais carenciados;
- Conceção de planos de prevenção, recuperação e integração escolares das crianças;
- Conceção de programas que visem o desenvolvimento integral dos cidadãos;
- Execução dos planos individuais e dos programas, garantindo o acompanhamento das crianças e jovens abrangidos;
- Participação em ações de âmbito supramunicipal associadas ao trabalho em rede das equipas multidisciplinares do Alto Tâmega.