Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

«A sexta 13 é uma grande maluqueira!»

11 Maio 2012
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, está radiante por mais um galardão conquistado pela sexta-feira 13. Depois de ter sido considerada "Revelação do Ano 2009" e melhor "Evento Público 2010", volta a arrecadar prémio agora de melhor "Evento Público 2011", levando a melhor a eventos e ideias de forte gabarito. Na hora do discurso dedicou esta vitória ao padre Fontes.
Partiu para Lisboa sem grandes expetativas e saiu de lá com o orgulho em alta. Pode assim definir-se o estado de espírito do presidente Fernando Rodrigues no rescaldo da cerimónia da Gala dos Eventos 2012, feita no Fontana Park Hotel, Lisboa, que voltou a consagrar a sexta 13 de Montalegre como melhor evento público de Portugal. O autarca recorda a jornada: «acho que foi um prémio justo, mas com alguma surpresa. Eu estive na gala e nunca imaginei que íamos ser premiados. Claro que vesti o fato e a gravata para receber o prémio, mas quando vi a lista dos concorrentes, achei que tínhamos muito poucas hipóteses de ser selecionados. Para além de sermos selecionados, acabamos por ser escolhidos. De certa maneira…não foi bem uma surpresa, mas foi uma grande satisfação. Agora não deixou de ser uma grande novidade, porque havia concorrentes muito fortes. A Câmara de Lisboa concorria com espetáculos, a Câmara de Oeiras concorria… o Funchal apresentava o espetáculo do fogo de artifício da passagem de ano, no Algarve havia eventos que têm um investimento três, quatro vezes superior ao da sexta 13. À partida sabia que era muito complicado e muito difícil. Mas quando vi a imagem do Castelo pensei logo o que ia dizer, porque imaginei que íamos ganhar».
 
PRÉMIO DEDICADO
AO PADRE FONTES
 
Na intervenção que proferiu, Fernando Rodrigues aproveitou para fazer a promoção do evento conseguindo criar um ambiente de adesão e boa disposição na plateia a avaliar pelos fortes aplausos com que foi brindado. O edil dedicou o prémio ao padre Fontes e a «todos os malucos que fazem aquela grande festa». Isto porque, sublinhou, «a Sexta 13 de Montalegre é uma mostra de sorte porque para azar basta andarmos todo o ano a aturar os da troika». Todavia, já anteriormente a atmosfera tinha sorrido quando, nos primeiros 45 segundos atribuídos, espantou o salão ao dizer: «a Sexta 13 em Montalegre é uma grande maluqueira! E como maluqueira não é fácil explicar». O informalismo no uso da palavra do presidente teve algumas interrogações: «Porque é que vão mais de 20 mil pessoas a Montalegre? Porque é que a hotelaria e a restauração de Montalegre e num raio de 60 km enche completamente? Porque é que há pessoas a fazerem 100, 200, 300, 400 Km ou mais, de ida e volta, para apanhar uma bebedeira em montalegre? Querem saber? Vão lá e participem nessa maluqueira e divirtam-se no melhor espetáculo de rua que há em Portugal!».
 
«EM JULHO VAI SER DE ARROMBA!»
 
Indagado sobre as consequências desta presença, Fernando Rodrigues está convencido que a responsabilidade aumentou. A próxima Sexta 13 é já em Julho, acontecimento que promete bater todos os recordes. Sobre a vitória, lembrou ainda outros episódios do discurso perante um espaço repleto com perto de 500 pessoas a assistir: «foi uma noite divertida e uma boa promoção da Sexta 13. Em jeito de brincadeira disse que se ganhassem os que vêm de mais longe, o prémio era nosso. Também havia muitos concorrentes ali à volta de Lisboa e havia uma "guerrinha" entre Lisboa e Porto, porque concorria o Estádio da Luz como espaço desportivo e a Alfândega do Porto como espaço de congressos. Também disse isto: se ganhar o sítio onde Portugal começa também ganhamos nós! No final, para além de tudo isto, referi que se ganhasse o melhor evento de rua também ganhávamos nós. O júri decidiu e ganhamos com toda a justiça!». Empolgado, o autarca concluiu: «é a confirmação de uma Sexta 13 cada vez mais forte e que deixa responsabilidades cada vez maiores ao município de Montalegre. Ganhamos aqui mais força e assumimos o compromisso de fazer na próxima Sexta 13 de Julho uma sexta-feira melhor e uma festa melhor. Vai ser de arromba: sexta, sábado e domingo».
«A sexta 13 é uma grande maluqueira!»