Montalegre | 'Os desafios do presente na construção do futuro'

09 Junho 2018

Na comemoração do feriado municipal, o município de Montalegre promoveu, no pavilhão multiusos, uma conferência/debate subordinada ao tema "Montalegre - Os desafios do presente na construção do futuro". Um encontro que reuniu autarcas, professores universitários, associações, profissões liberais e outros. A iniciativa é para ter continuidade.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Faço uma avaliação muito positiva deste debate. Foi uma sessão animada, participada e muito bem desenvolvida com gente ilustre que tem conhecimento das causas do mundo rural. Explanaram-se ideias que enriqueceram quem esteve presente. Aplicamos o dia a honrar quem merecia ser honrado e a preparar o futuro de todos nós».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Está inaugurada uma forma diferente de pensar o território. Contamos com um painel muito rico onde três horas pareceram muito pouco tempo. Uma palavra de agradecimento aos palestrantes que conseguiram trazer uma tónica construtiva e muito dinâmica. Foi uma tarde riquíssima pela forma como olhamos as potencialidades e as debilidades do nosso território. Ficou claro que a população do interior tem vontade de assumir responsabilidade com propostas concretas e diferenciadoras. Ficou a conclusão de que este foi o primeiro de muitos debates. Há vontade e conteúdo. Os convidados levaram uma ótima impressão. Há muita gente com uma visão apaixonada do futuro que queremos construir para esta terra. As palavras de ordem são: futuro, esperança e acreditar».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Foi uma sessão com todo o interesse. Os estudos estão feitos. Sabemos a nossa realidade há muito tempo. É uma questão cultural. Temos que saber afirmar-nos pelas nossas potencialidades e com os melhores eventos. Falta-nos que o poder central nos dê outras oportunidades e que repense o país de outra maneira. Precisamos de acessibilidades e de dinheiro porque não temos as receitas que outros concelhos têm. É preciso ensinar os nossos alunos o que somos de forma a sentirem e gostarem da sua terra. É importante reforçar essa autoestima».

Helena Freitas | Ex-coordenadora da Unidade de Missão para o Interior
«Nesta sessão senti que está a acontecer uma mudança. Os municípios têm um pensamento estratégico com uma base territorial. Isso é vital. Começa a fazer-se um caminho e percebi que estiveram aqui as pessoas certas. É preciso que os poderes públicos estejam atentos e equacionem a forma e trazer meios e instrumentos para que o território avance. Há um enorme potencial».

Rosário Oliveira | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
«Apesar de Montalegre apresentar baixa dinâmica territorial, é uma das melhores a nível nacional. Há outras áreas muito mais isoladas e periféricas. Desde meados do seculo XX, até 2010, que vivemos, a nível mundial, uma descida vertiginosa de perca de população rural para população urbana. A mudança irá existir se deixarmos de localizar Montalegre apenas na região Norte mas localizando-a no Mundo».

Rui Santos | Presidente da Câmara de Vila Real
«Foi uma sessão com perspetivas complementares, algumas divergentes, mas que são enriquecedoras se olharmos para as experiências e para a análise que a cada um de nós, vindos de sectores diferentes, fazemos deste território. Todos concluímos que caminhando como estamos a caminhar, se nada for alterado, cada vez mais seremos menos nestes territórios».

Nuno Vaz | Presidente da Câmara de Chaves
«Esta é uma discussão integrada e nacional. Somos um Estado centralista e centralizador. O objetivo é comum: contribuir para um país mais coeso. Somos um país pequeno mas muito desigual. Não acredito em soluções mitigadas em benefícios fiscais porque são as grandes empresas que acabam por beneficiar. Acredito que esta mudança territorial só vai acontecer com uma regionalização e uma verdadeira municipalização».

Fernando Queiroga | Presidente da Câmara de Boticas
«Foi uma sessão muito positiva, não só pelo tema mas, também, pelos assuntos que surgiram. Foi uma excelente comemoração do feriado de Montalegre. É um assunto que nos preocupa porque vemos estes territórios a definhar e não podemos baixar os braços. Há uma unidade e uma força de vontade para resolvermos os problemas. Temos que trazer a sociedade civil para este assunto. Todos devemos fazer esta pergunta: o que já fiz para que não estejamos nesta situação? Temos uma responsabilidade acrescida para que os vindouros encontrem um território melhor. Os autarcas estão empenhados em trabalhar nisso. Felicito o município porque esta conferência foi muito oportuna».

Ramiro Gonçalves | Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM)
«Foi uma sessão muito positiva, com atores muito relevantes e com visões relevantes. É preciso que a região alinhe muito mais as posições de uma forma integrada para aproveitar as oportunidades. Temos que aumentar a nossa autoestima salientando os nossos valores, exigindo que as políticas públicas venham de encontro às nossas necessidades».

António Montalvão Machado | Secretário Geral da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT)
«Estamos num período em que é preciso discutir o futuro de forma construtiva com ideias e soluções para os nossos problemas. Estes encontros fazem parte de uma cultura de desenvolvimento e cidadania que é preciso aumentar cada vez mais».
Montalegre | "Os desafios do presente na construção do futuro"