Workshop | Peneda-Gerês CompetiTUR

21 Junho 2018
Decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, o segundo workshop do projeto "Peneda-Gerês CompetiTUR". O objetivo destas ações gratuitas passa por proporcionar a aquisição ou atualização de conhecimento e o desenvolvimento de competências práticas a todos os que, direta ou indiretamente, operam no setor do turismo na região do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O projeto "Peneda-Gerês CompetiTUR" tem como prioridade a competitividade das empresas da economia do turismo, em particular do turismo de natureza, dos municípios da região da Peneda-Gerês, um território que, do ponto de vista dos fatores de competitividade e diferenciação do destino, tem já a seu favor o facto de ser o único parque nacional do país, uma reserva da biosfera declarada pela UNESCO e uma área protegida reconhecida pela Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS). Encontra-se no segundo ciclo de workshops.
Trata-se de uma forma de apoiar as empresas, dotando-as de meios (ferramentas, metodologias e informação específica) adequados para reforço da sua performance nos domínios da qualificação, inovação, eficiência e sustentabilidade, diferenciação e especialização inteligente, tendo em vista a qualificação e adaptação da oferta turística local. É um projeto apoiado pelo programa NORTE 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas para Territórios de Baixa Densidade - Qualificação.

«JANELAS DE OPORTUNIDADE»

Adriano Fidalgo, responsável pela empresa Astrolábio, dinamizadora dos diversos workshops, explicou que «é importante que os participantes identifiquem fatores distintivos como janelas de oportunidade» de forma a «melhorarem a sua prestação e a construção da oferta local». Um longo caminho «com muito para fazer» e que «não envolve apenas os agentes locais mas também, as autarquias, associações de desenvolvimento, comunidades intermunicipais, as regiões de turismo, etc». São um conjunto de ações que «isoladamente não geram futuro e é o compromisso de todos que permite encontrar as soluções adequadas», garante Adriano Fidalgo.

AÇÕES

1. Informação, envolvimento e participação das empresas do mercado do turismo: organização de sessões de trabalho para envolvimento das empresas do território que atuam na economia do turismo na estratégia de valorização e qualificação da rede de oferta inserida no conceito do turismo de natureza e, em particular, no produto walking.

2. Referenciais de qualidade da oferta turística e requisitos da procura turística para facilitar a adaptação das empresas locais da economia do turismo à estratégia de desenvolvimento turístico da região da Peneda-Gerês e ao mercado global. Desenvolvimento de matrizes de qualidade para empresas que trabalham na economia do turismo. Desenvolvimento e aplicação de um questionário de autoavaliação às empresas, tratamento dos dados e elaboração de relatório de avaliação crítica, por setor, com base na confrontação da autoavaliação das empresas com a matriz referida na alínea anterior, integrando recomendações de melhoria/adaptação dirigidas às empresas.

3. Competências-chave das empresas turísticas (oferta local) para a qualificação e posicionamento do produto e destino turístico. Desenvolvimento de um diagnóstico de competências das empresas do setor do turismo e definição de um mapa de orientações que potencie o incremento de competências-chave identificadas como falhas nas empresas e oferta turística da região e que resultam numa debilidade crítica na qualificação e posicionamento do principal produto turístico do território e do destino, designadamente nas seguintes áreas: inovação e organização do produto; especialização do produto; qualificação, sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social das empresas turísticas; certificação de empresas ou produtos; coopetição, rede de valor, redes de cooperação e clusterização; marketing e comercialização digital; internacionalização.

4. Workshops para a qualificação e capacitação das empresas da economia do turismo. Programação, gestão e realização de um conjunto de workshops (workshops temáticos e ações de facilitação) vocacionados para os fatores dinâmicos da competitividade das empresas da economia do turismo do território definido pelos municípios da Peneda-Gerês.

5. Plataforma de promoção e comercialização de produtos, atividades e serviços turísticos do território dos municípios do PNPG. A criação da plataforma web é o elemento, através do qual se vai concretizar a estratégia de promoção e divulgação conjunta da oferta turística do PNPG, a abordagem de mercados específicos e a captação de turistas e visitantes para este espaço, carregado de história, património, cultura, inovação, conhecimento, tradições e com a classificação de Reserva Mundial da Biosfera, atribuída pela UNESCO. A plataforma web, para além dos separadores de caráter informativo sobre este território nas suas multiplas vertentes, conterá informação estruturada sobre a restauração, animação noturna, locais de interessa, comércio, produtos e artigos típicos, animação turística e alojamento, atividades de turismo em natureza, trilhos, etc. Esta plataforma permitirá efetuar reservas nas mais diversas tipologias de oferta e, no que respeita ao alojamento é uma plataforma de reserva com transação, com todas as vantagens que daí resultam para as empresas e para os turistas.

Mais informações AQUI
Montalegre - Workshop | Peneda-Gerês CompetiTUR