'Viagem pelas Freguesias' - Solveira

21 Junho 2018

Enquadrada no périplo que o executivo municipal tem vindo a fazer por todo o concelho, desta vez a visita recaiu na freguesia de Solveira. Lugar único e antiga "honra" do Barroso, é atualmente um belo mosaico populacional.

Continua a caminhada do executivo municipal por todo o território do concelho. Um desfile de contactos junto da população local. Desta vez, em Solveira, uma das freguesias mais próximas à sede do concelho.
O presidente da Câmara de Montalegre classificou a visita como uma «jornada interessantíssima» onde se assistiu à «descentralização do poder municipal». Houve oportunidade, esclareceu Orlando Alves, de «auscultar os anseios e as principais preocupações dos residentes». Aproveitou para tecer elogios à postura do presidente da junta de freguesia, definindo-o como «um homem lutador, dedicado e apaixonado pela sua terra».
Alberto Ferreira, presidente da junta de freguesia, disse: «foi muito importante esta visita. Ficou provado que a nossa terra não está tão esquecida como algumas pessoas dizem. O senhor Presidente veio ver as obras que se andam a fazer. São obras muito importantes para o futuro da aldeia».

DADOS A RETER NA FREGUESIA
  • Área: 12.3 km2
  • Densidade populacional: 12.6 hab/km2
  • População presente: 155
  • Orago: Santa Eufémia
  • Pontos turísticos: Igreja; Castros e vestígios de povoados medievais
  • Lugares da freguesia (1): Solveira.
  • Morada: Junta de Freguesia de Solveira
    Rua do Outeiro, n.º 4