Escola Bento da Cruz | Requalificação avança

28 Junho 2018

O Tribunal de Contas deu "luz verde" à Câmara Municipal de Montalegre para o arranque dos trabalhos de requalificação da Escola EB 2,3/S Bento da Cruz, em Montalegre. Esta escola - bem como a de Salto e a do Baixo Barroso, candidatas a financiamento do Portugal 2020, através do PO Norte, e da União Europeia, através do FEDER - foi incluída pelo município no Pacto Territorial do Alto Tâmega, projeto de recuperação de todas as escolas do concelho. Já foram intervencionadas as escolas de Salto (300.000€) e do Baixo Barroso (160.000€). A escola sede do Agrupamento (custo total elegível de 1.000.000€) foi atempadamente posta a concurso e aguardou, desde janeiro do corrente ano, o necessário visto do Tribunal de Contas, o que veio a acontecer no passado dia 14.

Está em marcha o plano de requalificação da sede do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz. Em reunião preparatória do arranque dos trabalhos - em que intervieram os serviços técnicos do município, o empreiteiro e a representante da direção do Agrupamento - foi decidido que os trabalhos se iniciam, de imediato, na cozinha, refeitório, polivalente, gimnodesportivo e espaços de apoio de forma a estarem concluídos a 12 de Setembro. Ainda sob esta matéria, ficou decidido que o desenvolvimento dos trabalhos obedecerá a um planeamento específico de forma a cumprir-se o prazo de execução da empreitada de forma a não perturbar o normal funcionamento das atividades letivas. Lembre-se que este conjunto de decisões foram acordadas, há já algum tempo, com o Delegado Regional da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), onde ficou decidida a dispensa do recurso ao aluguer de pavilhões que o Ministério da Educação teria de suportar e cuja estimativa de custo aponta para um milhão de euros.

NORTE2020_FEDER

Avança a requalificação da Escola Dr. Bento da Cruz (Montalegre)