



- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Plataforma de Denúncias
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
'Volta a Portugal' em Montalegre (2018)

Extraordinário ambiente na Praça do Município de Montalegre para testemunhar o arranque da 7.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. O "circo" foi fantástico, só possível num evento que movimenta milhares de pessoas. Destaque para a presença de muitos barrosões que deram um colorido digno do maior aplauso.
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É mais um elo de ligação de Montalegre a este grande evento desportivo. Vamos no quinto ano seguido de participação e adesão. No que depender de nós queremos manter este propósito. A vida das populações faz-se com estes contactos. Todo o investimento que o município possa canalizar para estes eventos são sempre investimentos reprodutivos e isso conforta-nos e dá sustentabilidade ao território e à região. Faz todo o sentido que as pessoas se mobilizem. Aprendemos a dar valor ao ciclista que se digna a percorrer o país em cima de uma bicicleta. É um atleta que merece o nosso aplauso. Fazemos parte deste evento e vamos continuar».
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«A exposição que Montalegre acaba por ter com a etapa mais a Norte que a "Volta" tem, é compensador. Com uma paisagem maravilhosa como vão ter a oportunidade de ver os participantes e os espetadores através da televisão. Temos o vale do rio Cávado e do Rabagão que será a partida para todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Vamos afirmar a Estrada Nacional 103 como sendo merecedora de um aproveitamento turístico. Vale a pena cruzar o projeto da Nacional 2 ligando o mar à montanha. Montalegre continua a ser respeitado como um local obrigatório para esta competição».
Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Voltamos a ter este espetáculo tão importante para o povo. É uma alegria ver o esforço destes atletas que percorrem o país de lés-a-lés. Têm o reconhecimento do povo que os incentiva nas diferentes etapas. É uma honra recebê-los no nosso município e bem-haja por darem a conhecer as nossas paisagens».
Delmino Pereira | Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo
«É uma partida importante. Estamos no pico da prova, com dias importantes. É um prazer estar em Montalegre, também para a apresentação do livro do Acácio da Silva. Foi um dos melhores ciclistas portugueses. Estamos com uma enorme expetativa numa prova que está a correr muito bem».
Joaquim Gomes | Diretor da "Volta a Portugal" em bicicleta
«Montalegre já criou fortes raízes na Volta a Portugal. Depois das primeiras experiências no Larouco onde voltaremos quando for oportuno. A parceria com os dois municípios do Barroso, Montalegre e Boticas, é para manter no futuro. Desta forma, toda a região ganha com a visibilidade deste evento, que é uma extraordinária ferramenta de promoção territorial. O Acácio da Silva é um dos grandes heróis do ciclismo português. É uma modalidade onde o povo toma como ídolos e se revê nos seus sacrifícios».
Acácio da Silva | Ex-ciclista barrosão
«A passagem desta prova por Montalegre é magnífica. É um orgulho estar na nossa terra. O tempo está a ajudar. É uma competição muito bonita e na nossa paisagem ainda fica melhor. O meu livro já estava pensado há muito tempo e agora foi concretizado. É a minha biografia composta com mais de oito meses de trabalho. Ser apresentado nesta altura não poderia ser melhor».
VOLTA | MONTALEGRE | MEMÓRIA
2017 Meta Volante
2016 Início da 3.ª etapa
2015 (Délio Fernández)
2014 (David Belda)


























































