Homenagem | Centenário do padre José Alves

21 Agosto 2018

O padre José Alves foi homenageado pela Santa Casa da Misericórdia de Montalegre no dia em que se assinalou o centenário do seu nascimento. Foi pároco em Montalegre durante mais de 50 anos, artífice da Igreja Nova, professor, refundou a Misericórdia, da qual foi Provedor, fazendo erguer o lar de São José e a Creche de Montalegre. Em 1992, o município atribuiu-lhe a Medalha de Mérito e incluiu o seu nome na toponímia da vila. A sessão que lhe prestou reconhecimento iniciou com uma missa seguida do descerramento de uma lápide no lar de São José.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É uma obrigação as instituições reconhecerem e valorizarem o seu passado. É uma figura incontornável da história do concelho. A Santa Casa da Misericórdia está de parabéns porque soube trazer à comunidade o grande impulsionador desta instituição, do cube, dos bombeiros. Tinha uma enorme capacidade de agregar e impulsionar. O município está solidário com estas iniciativas. O padre José Alves veio para esta terra e entregou-se de alma e coração. Tive o prazer de o conhecer. Tinha um pensamento muito jovem, foi um grande professor e, para mim, que era um menino, um grande amigo».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«É uma homenagem muito sincera, verdadeira e merecida. Foi uma pessoa que esteve ao serviço da comunidade durante muito tempo, que deixou obra, apoiou e que esteve presente. Foi o padre que me casou. Nessa altura, já estava muito debilitado. Tentou fazer sempre o melhor e, por isso, é merecedor desta homenagem».

Fernando Rodrigues | Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre
«Associando a data ao encontro anual que realizamos com os nossos residentes e familiares, homenageamos o padre José Alves pelo contributo que deu a esta instituição, mas homenageamos, também, os mais velhos e os que escolheram esta casa do Lar São José, reconhecendo a todos o seu exemplo de trabalho e o esforço que fizeram na construção do legado que é a riqueza da nossa história e da nossa terra. Na fase em que a Misericórdia desvaneceu, o padre José Alves assume a liderança e lança os alicerces do que somos hoje. Como muita gente da minha geração, lembramos o Sr. Arcipreste como o grande animador da catequese, dos convívios, da atividade desportiva e cultural e o grande artífice da Igreja Nova. Foi uma figura importante para Montalegre, tendo merecido do Município, então presidido pelo Dr. Pires, a condecoração com a Medalha de Mérito e o seu nome inscrito na toponímia da vila. Mas é pela sua dedicação a esta instituição que estamos hoje aqui».

padre_jose_alves__homenagem___centenario___1_
padre_jose_alves__homenagem___centenario___3_