Executivo municipal visitou obras na Escola Bento da Cruz

29 Agosto 2018

O executivo municipal visitou os trabalhos de requalificação da escola EB 2/3/Sec. Bento da Cruz, em Montalegre. As obras em curso englobam a remodelação da cozinha, refeitório, polivalente e gimnodesportivo, sendo que, posteriormente, serão intervencionados os pavilhões de aulas e os espaços exteriores. Esta requalificação tem um custo total elegível de 1.000.000€, financiada pelo Portugal2020, através do Programa Operacional Norte2020 e pela União Europeia através do FEDER, a que acresce financiamento camarário. O desenvolvimento dos trabalhos acontece a bom ritmo, cumprindo o prazo de execução da empreitada e não perturbando o início das atividades letivas que acontece a 17 de setembro. Recorde-se que o município incluiu no pacto territorial do Alto Tâmega o projeto de recuperação de todas as escolas do concelho.

TEM A PALAVRA:

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre

«É uma visita que se impõe uma vez que se aproxima o início do ano letivo. É a data limite para que as obras da primeira fase de intervenção estejam concluídas. Preocupa-nos o cumprimento dos prazos e a eficácia do serviço. Tínhamos que perceber o andamento dos trabalhos. Neste tipo de investimentos aparecem sempre os imprevistos. No gimnodesportivo estamos a ser confrontados com uma intervenção que não estava prevista. O piso foi retirado mas exige um tratamento especial que poderá atrasar as obras. Era um espaço degradadíssimo que depois deste investimento vai resultar num local acolhedor onde o processo de ensino e aprendizagem vai desenvolver-se com maior conforto. Fico satisfeito com o que vejo. Honra-me e congratulo-me pelo avanço desta obra. Não é um espaço da responsabilidade do município mas quisemos fazer esta candidatura em articulação com a Direção Geral dos Equipamentos Educativos e a direção da escola. Estamos a falar de um investimento de cerca de 300 mil euros e que sai dos cofres do município. Estamos satisfeitos porque estamos a investir num espaço onde os nossos jovens possam valorizar-se e aprender».

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação da Câmara de Montalegre

«Enche-me de orgulho ver o início desta obra tão grande que vai servir para promover o sucesso educativo. Não tenho dúvidas de que escolas com mais condições são potenciadoras de mais sucesso. Trata-se da minha escola, tendo vindo para cá no segundo ano da sua abertura e, por isso tenho aqui uma parte emotiva. Vi a degradação após tantos anos de uso e agora é uma grande alegria ver esta remodelação. Queremos dotar as infraestruturas escolares das melhores condições e tenho a certeza que os alunos se sentirão melhor na sua escola. A educação é uma área de extrema importância. Numa escola tem que haver emoção e estas obras vão trazer orgulho num espaço bonito».

2020-banner-norte

MONTALEGRE - Obras de requalifficação da escola Bento da Cruz (8)
MONTALEGRE - Obras de requalifficação da escola Bento da Cruz (2)
MONTALEGRE - Obras de requalifficação da escola Bento da Cruz (1)