Município renova apoio na formação desportiva (250.000€)

18 Setembro 2018

Em sessão informal, a Câmara de Montalegre assinou um conjunto de protocolos com os clubes do concelho - tal como em anos anteriores - com vista à presente temporada desportiva. São cerca de 250 mil euros dirigidos para a formação de atletas nas mais diversas categorias.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Está formalizado o contrato de financiamento dos clubes para a nova temporada que se inicia no mês de setembro até ao mês de maio do próximo ano. Importa dizer que estamos a falar de apoios substanciais às quatro coletividades do concelho, que se empenham e fazem um excelente trabalho na formação e no entretenimento. Louvo as direções dos clubes que se prestam a desenvolver este trabalho de sentido cívico e de um exemplar modelo de cidadania. No distrito de Vila Real, a Câmara de Montalegre é a autarquia que mais gasta no apoio aos clubes. São cerca de 250 mil euros por ano. Sabemos que é pouco, mas ninguém dá mais do que o nosso município. Tenho a consciência do grande esforço dos dirigentes para manterem o funcionamento das coletividades, mas importa referir que os clubes são dos sócios e não da autarquia. Não podem continuar a ser financiados, quase na íntegra, pelo orçamento municipal. Uma coletividade que não desenvolva atividades ao longo do ano para a angariação de fundos, não está a dinamizar a formação cívica e cultural. Devem aproveitar os eventos e festas locais. Temos, também, eventos como a "Sexta 13" e o Mundial de Rallycross que podem ser aproveitados para a angariação de fundos e não vejo ninguém a fazê-lo. São comerciantes de fora do concelho que aproveitam essas oportunidades. Para os clubes, atletas, associados e dirigentes, desejo uma época coroada de êxitos, onde prevaleça a educação e onde a sociabilização entre claques e equipas seja uma constante todos os dias».

Paulo Viage | Presidente do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre
«Este apoio é essencial para o nosso clube permanecer na competição em que estamos inseridos. Seria impossível sem o apoio do município. É com muito agrado e satisfação que recebemos este financiamento. Só para terem uma ideia, só nos jogos que organizamos no nosso estádio temos uma despesa que ronda os 17 mil euros anuais. São mil euros por cada partida que se joga em casa. Só nós sabemos as nossas dificuldades, dado o escalão desportivo onde nos mantemos. Queremos continuar a levar o nosso clube e a nossa região pelo país fora».

Márcio Rodrigues | Presidente do Grupo Desportivo de Vilar de Perdizes
«É um apoio fundamental dadas as circunstâncias geográficas das nossas equipas. Os patrocínios e os sócios são cada vez menos. Há cada vez menos pessoas. O nosso município apoia muito o desporto e nós tentamos corresponder da melhor maneira, dignificando o nosso nome. Neste momento temos sete equipas no ativo».

Jorge Carvalho | Presidente do Grupo Desportivo de Salto
«É um apoio muito importante e sem este financiamento era impossível mantermos cinco equipas ativas. A verba é utilizada em todas as equipas do grupo. Exige que sejamos rigorosos na gestão e na utilização que é praticamente igual de ano para ano».

Paula Solange Silva | Academia de Futebol e Futsal Abelhas Azuis
«Somos uma academia que forma jovens para o desporto e precisamos de contar com todos os apoios possíveis. É uma ajuda essencial para todos os nossos escalões. Temos cerca de 100 atletas. É uma verba utilizada nos transportes, alimentação, equipamentos, que são constantemente atualizados. Agradecemos que o público venha assistir aos nossos eventos desportivos. Queremos a participação dos nossos jovens. Eles são o futuro e queremos que estejam muito bem preparados. Investir na formação desportiva é, sem dúvida, uma boa aposta».

APOIOS

CENTRO DESPORTIVO E CULTURAL DE MONTALEGRE
(Futebol | Campeonato de Portugal - Série A) - 100.000€
- € 70.000,00 (setenta mil euros) | formação e animação desportiva.
- € 30.000,00 (trinta mil euros)  | manutenção das instalações e equipamentos, marcação do relvado, assumir os custos de aquecimento, água e eletricidade.

GRUPO DESPORTIVO DE VILAR DE PERDIZES
(Futebol | A. F. Vila Real - Divisão de Honra | Futsal) - 55.000€
- € 40.000,00 (quarenta mil euros) | formação e animação desportiva.
- € 15.000,00 (quinze mil euros)  | manutenção das instalações e equipamentos, marcação do relvado, assumir os custos de aquecimento, água e eletricidade.

GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DE SALTO

(Futebol | A. F. Vila Real - Divisão de Honra | Futsal) - 59.000€
- € 40.000,00 (quarenta mil euros) | formação e animação desportiva.
 - € 4.000,00 (quatro mil euros) | Transporte das equipas de futsal a Boticas e organização do torneio de verão.

ACADEMIA DE FUTEBOL E FUTSAL ABELHAS AZUIS
(Futsal | A. F. Vila Real) - 30.000€
Escalões: Petizes, Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores.

CONTRATOS-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO
(ÉPOCA 2018/2019)

CENTRO DESPORTIVO E CULTURAL DE MONTALEGRE - 2018/2019

GRUPO DESPORTIVO DE VILAR DE PERDIZES - 2018/2019