Moveletur em Montalegre

30 Setembro 2018

Montalegre recebeu o projeto "Moveletur, Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais". O Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, faz parte do conjunto das sete áreas naturais de Portugal e de Espanha que estão a participar neste projeto de promoção de turismo sustentável através da mobilidade elétrica, envolvendo um investimento superior a 900 mil euros. A sexta e última etapa ligou o Parque Natural Lago Sanabria (Espanha) ao Parque Nacional da Peneda Gerês (Montalegre, Portugal).

O projeto "Moveletur - Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos "verdes" que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende, também, capacitar empresários do setor turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.

INVESTIMENTO COMUNITÁRIO

Este desígnio é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020. Tem um orçamento de 908.829,13 euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de nove veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos. Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, sendo promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo no total sete os parceiros do projeto.

PROJETO

As sete áreas naturais protegidas, envolvidas no Moveletur, são o Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata em Portugal, e o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, num total de mais de 400 mil hectares.

CALENDÁRIO

Apresentação e Início do Tour: 14 de setembro – Parque Regional Sierra de Gredos (ESP)
1ª Etapa: 15 de setembro – Parque Regional Sierra de Gredos (ESP) – Parque Natural Batuecas (ESP)
2ª Etapa: 16 de setembro – Parque Natural Batuecas (ESP) – Reserva Natural Serra da Malcata (PT)
3ª Etapa: 22 de setembro – Reserva Natural Serra da Malcata (PT) – Parque Natural Arribes Del Duero (ESP)
4ª Etapa: 23 de setembro – Parque Natural Arribes Del Duero (ESP) – Parque Natural Montesinho (PT)
5ª Etapa: 29 de setembro – Parque Natural Montesinho (PT) – Parque Natural Lago Sanabria (ESP)
6ª Etapa: 30 de setembro – Parque Natural Lago Sanabria (ESP) – Parque Natural Peneda Gerês (PT)

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É uma iniciativa de louvar. Conseguiram criar uma parceria com a vizinha Espanha que une territórios com valor ecológico acrescentado e uni-los a esta decisão de preservação do território. Montalegre criou um Ecomuseu que está a desenvolver e a firmar. Sentimo-nos muito honrados por recebermos aqui estes alunos Erasmus. Montalegre está brilhantemente representado pela forma como acolheu e pelas parcerias que criou».

Fernando Silva | Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso (ADIRBA)
«É um projeto transfronteiriço que pretende acrescentar valor à sustentabilidade de um território com um elevado património natural. Criamos um percurso que pretende imortalizar o padre Fontes, com a criação de um percurso de mobilidade elétrica entre Vilar de Perdizes e Montalegre, integrando-o num roteiro de grande expansão que vem desde a vizinha Espanha. Chegamos a Montalegre, nesta última etapa, e comemoramos com o município e com o Ecomuseu de Barroso. Colocamos ao dispor da população os veículos elétricos de que dispomos neste projeto».

Jesus Diaz | Diretor de programas da Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León
«Esta última etapa foi muito importante para nós. É o culminar de algumas semanas e mais de 1.100 quilómetros em carros elétricos. Conectamos todos os parques naturais do projeto. Entendemos que hoje em dia é possível visitarmos os espaços naturais, utilizando estes veículos. Trata-se de um processo imparável no qual somos pioneiros e inovadores. Estamos a transferir a mobilidade elétrica das zonas urbanas e com muita população para o território rural e a favor do turismo. Os pontos de recarga são fundamentais e, nesse aspeto, a autarquia de Montalegre já colocou esse equipamento à disposição».

MONTALEGRE - Projeto Moveletur