Livro | Antologia de Autores Transmontanos

04 Outubro 2018

O auditório da biblioteca municipal de Montalegre acolheu a apresentação do livro “Antologia de Autores Transmontanos, Durienses e da Beira Transmontana”. Trata-se de uma edição da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa que reúne 194 escritores numa obra com mais de 900 páginas. O concelho de Montalegre está representado com cinco autores: Abílio Bastos, António Chaves, António Fontes, João Barroso da Fonte e José Dias Baptista. A sessão de apresentação contou com a presença do executivo municipal.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma obra magnífica e que ilustra bem a capacidade da nova direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Saúdo todos os que participaram e intervieram nesta coletânea. Estas apresentações são sempre um momento oportuno para falarmos dos problemas do território e o que mais nos atormenta neste momento é o despovoamento. Temos a certeza de que sem gente não há futuro».

Hirondino Isaías | Presidente da direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro
«A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro abrange 35 concelhos e nós quisemos reunir todos os escritores que mostrassem disponibilidade em participar numa obra única. Um dos nossos desígnios é a promoção da região. Cada concelho está devidamente representado com as suas particularidades. As sessões de apresentação estão a decorrer nos vários concelhos».

António Chaves | Escritor do concelho de Montalegre
«Temos voz para comunicarmos uns com os outros e vivermos uma vida em conjunto. É desta forma que encontramos o nosso caminho. É através de um melhor conhecimento do passado e do futuro que construímos um futuro melhor. É preciso criamos confiança na realidade».

João Barroso da Fonte | Escritor do concelho de Montalegre
«É uma obra que vale muito, não pelo peso, mas pela qualidade dos autores. Há mais pessoas que escrevem e que mereciam ser abrangidas nesta obra. A conceção aconteceu em muito pouco tempo. Sugiro que se faça um segundo volume porque há muito mais gente com qualidade na região que merece fazer parte desta seleção».

Padre Fontes
«Esta obra deve ter o privilégio de ser lida por mim em todos os capítulos porque fala da nossa terra e de outras terras da nossa região. Se ler uma página por dia eram precisos mais de três anos, mas tenciono lê-la em três dias».

montalegre___antologia_de_autores_transmontanos__1_
montalegre___antologia_de_autores_transmontanos__3_