Jornalistas do Japão visitaram concelho

16 Outubro 2018

No âmbito da classificação da região de Barroso como património agrícola mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dois jornalistas, de uma agência de notícias do Japão, estiveram de visita ao concelho de Montalegre. Uma jornada onde os correspondentes estiveram em contacto com as atividades tradicionais e comunitárias, o pastoreio, o regadio, a produção de fumeiro, tendo como pano de fundo a beleza da paisagem que caracteriza a região. A visita terminou na sede do Ecomuseu de Barroso. O objetivo da visita é a realização de uma reportagem que irá mostrar as razões que levaram ao reconhecimento deste território.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma consequência da candidatura que fizemos e do selo de qualidade que foi atribuído a esta região. Estabelecem-se estes intercâmbios muito localizados. Em toda a Europa só há três territórios com esta classificação e nós integramos esse campeonato. O planeta está doente e haver territórios onde as boas práticas agrícolas são evidentes e onde o homem consegue ter uma relação civilizada com o ambiente é muito positivo. Num futuro muito próximo serão territórios muito procurados e que integraram circuitos turísticos muito específicos. Como costumo dizer, mau grado estarmos numa desesperança e com um esvaziamento populacional, acho que ainda somos uma reserva do Mundo, da natureza e de Portugal e acredito que um dia isto vai dar volta a nosso favor».

António Montalvão Machado | Secretário Geral da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT)
«Esta visita é organizada em colaboração com a FAO. Esta agência noticiosa do Japão está a fazer reportagem dos sítios GIAHS (Sistema Importante do Património Agrícola Mundial), que são três na Europa (Portugal, Espanha e Itália). A nossa candidatura não é específica mas envolve todo o território, a paisagem, o comunitarismo e as atividades tradicionais. É sinal de que há muita gente com os olhinhos em nós. É uma grande responsabilidade. Não é por acaso que um senhor se mete num avião em Tóquio com destino ao Barroso para perceber porque razão este território teve a atenção especial da FAO».

Tadashi Tsumura | Jornalista da agência Kyodo News
«Passamos o dia a andar e vimos como as pessoas querem preservar as tradições e projetá-las para o futuro, sem esquecerem as suas origens. Isso tocou-me muito. Queremos mostrar as razões que levaram a FAO a reconhecer esta região do Barroso. Gostamos muito de ver como a população tem a liberdade de viver em comunhão com a natureza e com os animais, respeitando-os. A gastronomia é muito, muito boa. Queremos promover a vossa qualidade de vida, o vosso património e a vossa natureza. São um exemplo para o Mundo».

montalegre___jornalistas_japoneses_visitam_concelho__22_
montalegre___jornalistas_japoneses_visitam_concelho__21_