Reunião | Valorização dos produtos locais

23 Outubro 2018

Por iniciativa do executivo municipal, decorreu no salão nobre da Câmara de Montalegre uma reunião entre representantes da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, Cooperativa Agrícola do Barroso, Matadouro Regional do Barroso e dirigentes do INORDE (Instituto de Desenvolvimento Económico de Ourense) e da área agrícola e pecuária da vizinha Espanha. O objetivo passa pela cooperação no sentido de valorizar os produtos do concelho, através da troca de conhecimentos e experiências.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Mais uma vez, estamos a tentar cruzar esforços e conhecimentos, sobretudo com o vasto trabalho que o INORDE, da vizinha Galiza, tem feito, para que possamos evoluir. Montalegre tem produtos de qualidade, mas não têm a rentabilidade que merecem e valem. Ficou provado que a batata de semente tem uma rentabilidade maior e que o presunto e o circuito do fumeiro têm métodos de trabalho que podem ser apurados. Quisemos cruzar saberes e promover a modernização dos nossos agricultores. É preciso baixar os custos de produção que nos dificultam a comercialização. O concelho tem de produzir mais e pode fazê-lo. A rentabilidade dos nossos produtos tem de ser maior para que a vida agrícola na montanha continue a ser uma realidade. Viver aqui todos os dias exige um esforço de modernização porque a agricultura dos dias de hoje não é a mesma de há 50 anos».

Boaventura Moura | Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã
«Foi uma reunião muito importante. Quando temos alguém que está mais dentro da matéria do que nós e mostra disponibilidade só temos que receber de boa vontade e agradecer. Já fizemos alguns acordos como a análise a alguns produtos e a visita a instalações na vizinha Espanha. Vamos perceber os cruzamentos de raças suínas que possam apresentar a melhor qualidade».

José Manuel Rodriguez | Presidente do INORDE (Instituto de Desenvolvimento Económico de Ourense)
«Tratou-se de uma reunião de cooperação. Pretendemos trabalhar em conjunto na área agrícola. Temos laboratórios e campos de ensaio que podemos utilizar amplamente nesta colaboração. É preciso estarmos no terreno para opinar, para coordenar e seguir em frente».

reuniao__valorizacao_dos_produtos_locais___1_
reuniao__valorizacao_dos_produtos_locais___3_