'Viagem pelas Freguesias' - Salto

31 Outubro 2018

A vila de Salto recebeu a visita do executivo municipal no já conhecido périplo que está a ser realizado por todo o concelho de Montalegre. Uma presença que serviu para mostrar o muito investimento que vai ser aplicado nesta freguesia. O complexo desportivo de Salto, a nova sede da freguesia e o futuro canil municipal, prometem revolucionar a urbanidade da terra onde reside o solar da raça barrosã.

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos a cumprir o que prometemos na campanha eleitoral. No primeiro mandato fomos a todas as freguesias e só Salto ficou de fora. Em Montalegre, não reunimos na sede da junta, mas as reuniões acontecem todas na Câmara Municipal. A circunstância de fazermos a discussão e aprovação do plano e orçamento para 2019 em Salto e o resultado de constarem nesse documento um conjunto de obras para a freguesia de Salto, centralizadas na sede de freguesia e na Borralha, onde vamos adquirir o edifício da direção das Minas para ser convertido em património arquitetónico. Estivemos a visitar o alargamento na estrada de Pereira. Visitamos o espaço para o canil municipal. Quanto à reunião do executo municipal, foi uma boa oportunidade para mostrarmos às pessoas como se faz a vida política da Câmara Municipal. Quero felicitar os envolvidos pela elegância e a postura correta que assumiram nesta reunião. Foram aprovados os documentos mais importantes para o ano de 2019. Teremos nove milhões de euros de obras financiadas pelo quadro comunitário. Temos as obras no Castelo, a substituição da iluminação pública no concelho, o arquivo municipal, o combate ao insucesso escolar, o saneamento de São Vicente da Chã, a estação de tratamento de águas e o parque desportivo em Salto. São muitos investimentos. Um orçamento rigoroso para um plano de difícil execução, assertivo e cheio de audácia».

Alberto Fernandes | Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Acho que foi um dia importante para a freguesia de Salto. O executivo municipal visitou a maior freguesia do concelho. A manhã foi dedicada a visitar as obras em curso e previstas. Durante a tarde decorreu a reunião pública com a presença da população que esteve sempre muito atenta. Parece-me que temos um plano ambicioso para a freguesia. Fiquei feliz e estou muito agradecido ao município. Somos uma freguesia grande que vai sentir outro movimento».

DADOS A RETER NA FREGUESIA

Área: 78.6 km2
Densidade Populacional: 18.1 hab/km2
População Presente: 1424
Orago: Nossa Senhora do Pranto
Pontos Turísticos: Casa da Fonte (Corva); Sepulturas Antropomórficas (Seara) Igreja Velha e Arcas Tumulares (Salto); Monte da Maçã; Casas Diversas.
Lugares da Freguesia (20): Ameal, Amiar, Golas, Bagulhão, Beçós, Minas da Borralha, Caniçó, Carvalho, Cerdeira, Corva, Linharelhos, Lodeiro d’Arque, Paredes , Pereira, Pomar de Rainha, Póvoa, Reboreda, Salto, Seara e Tabuadela.
Morada: Junta de Freguesia de Salto, Rua 21 de Junho, n.º 129
5470-430 Salto - Montalegre.
Telefone: 253 659 318 - 964 303 935
Email:  [email protected]