Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Logótipo de Município de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre | Internacionalizar o Alto Tâmega

26 Novembro 2018
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  2  1 1024 2500

A Associação de Municípios do Alto Tâmega e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) promoveram, na sede do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, um Encontro Temático de apresentação da estratégia de internacionalização e de abordagem a mercados com potencial para os produtos endógenos da região da Alto Tâmega. Este encontro temático enquadra-se no Programa de Apoio à Definição da Estratégia de Internacionalização e Abordagem a Mercados Prioritários para os Produtos Endógenos da Região do Alto Tâmega que decorre nos seis municípios que constituem a NUT III do Alto Tâmega, área de intervenção da CIMAT.

Neste sentido, o "Programa de apoio à definição da estratégia de internacionalização e abordagem a mercados prioritários para os produtos endógenos da região do Alto Tâmega" é uma operação apoiada pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), enquadrando-se na Prioridade de Investimento "3.2 – Desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização" e encontra-se alinhado com a Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) do Norte e com a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Alto Tâmega. Este projeto tem como objetivo a definição da estratégia de internacionalização e abordagem de mercados para os produtos endógenos da região da Alto Tâmega, visando o reforço da respetiva capacidade competitiva.

PROJETO | AÇÕES

- Ação 1 – Análise de informação sobre mercados
Recolha de informação e identificação dos mercados prioritários, e desenvolvimento de um instrumento de apoio à decisão no processo de internacionalização dos produtos endógenos da região do Alto Tâmega.
- Ação 2 – Análise de benchmarking a nível nacional e internacional
Identificação, recolha, análise e sistematização de boas práticas adotadas em processos de internacionalização similares e bem-sucedidos, reforçando as ferramentas de apoio à decisão.
- Ação 3 – Seleção dos mercados prioritários, definição da estratégia de internacionalização e da abordagem aos mercados selecionados
Realização de encontros temáticos (nos seis concelhos do Alto Tâmega – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) com o objetivo de divulgar os resultados do projeto e de promover o debate em torno da escolha dos mercados prioritários para a internacionalização dos produtos endógenos do Alto Tâmega.
Neste Encontro Temático serão, também, apresentadas as linhas de financiamento público para empresas do concelho de Montalegre.

Montalegre   internacionalizar o alto tamega  6  1 1024 2500
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  1  1 1024 2500
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  3  1 1024 2500
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  4  1 1024 2500
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  8  1 1024 2500
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  5  1 1024 2500
Montalegre   internacionalizar o alto tamega  9  1 1024 2500