CRinMA | 3.ª Reunião Stakeholders

28 Novembro 2018

Realizou-se na sede do Ecomuseu, em Montalegre, mais uma reunião do grupo de stakeholders ou parceiros do projeto CRinMA (Recursos Culturais em Áreas de Montanha), aprovado no âmbito do programa Interreg Europa. Um debate onde surgiram vários pontos de vista sobre possíveis melhorias ao programa de forma a beneficiar as áreas de montanha, nomeadamente na cooperação transfronteiriça para a elaboração do plano de ação.

Trata-se de um processo de proteção do património para assegurar a diversidade cultural na Europa e salvaguardar tradições e costumes para as próximas gerações. Durante a implementação do projeto são recolhidas boas práticas, para uma possível transferência. Os planos de ação são preparados a nível regional, sendo que alguns parceiros implementarão ações-piloto focadas na experimentação dos modelos sustentáveis de recursos culturais recolhidos anteriormente.

VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO

Orlando Alves, presidente do município de Montalegre, lembrou a importância de estarmos perante um projeto capaz de «fazer prevalecer as nossas boas práticas e trocar impressões sobre o nosso património e valorizá-lo a nível europeu». Nesse sentido, esclareceu, o objetivo passa por «preservar a diversidade cultural e a identidade de um povo de montanha» para que «nunca seja dominada pelas teorias da globalização».
Para Marco Fachada, da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), a reunião «mostrou contributos muito válidos dos parceiros, apontando caminhos e necessidades de trabalho para o futuro do património cultural, numa perspetiva a longo prazo».
O instrumento político selecionado para ser abordado e melhorado pelo projeto - no caso dos parceiros Município de Montalegre e INORDE (Espanha) - é o POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal). Rocio Gonzalez, em representação do INORDE (Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense) revelou que esta reunião «mostrou temas importantes que o programa deveria ter em conta», nomeadamente «dar continuidade a projetos do passado, salvaguardando as especificidades dos territórios de montanha».

OBJETIVOS

O projeto CRinMA pretende melhorar as políticas regionais de forma a fornecer um maior apoio - incluindo investimentos - para as áreas de montanha onde se identifica património cultural intangível. O projeto deverá, também, encorajar as regiões fronteiriças de montanha para cooperar. Os melhores modelos de cooperação para a preservação do património cultural deverão ser identificados e categorizados. Os planos de ação para a utilização sustentável do património cultural poderão ser futuramente melhorados e implementados.

crinma__reuniao_com_stakeholders___nov__2018___3_
crinma__reuniao_com_stakeholders___nov__2018___1_