Covelo do Gerês | Igreja recuperada

09 Dezembro 2018

O bispo da diocese, D. Amândio Tomás, procedeu à bênção da igreja matriz de Covelo do Gerês - concelho de Montalegre - depois desta ter sido acometida por um incêndio no dia 29 de novembro de 2017, na capela mor. Os trabalhos de recuperação - ultrapassaram os 50 mil euros - mereceram os mais rasgados elogios. A jornada contou com a presença do presidente do município, Orlando Alves.

Passou um ano desde o trágico incendio na igreja de Covêlo do Gerês e o templo ganhou uma nova vida. As obras superaram as expectativas e mostram um património único. Ao lado, na residência paroquial, foi construído um memorial do incêndio, com o que restou das peças e imagens danificadas pela ação do fogo.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Depois do trágico incêndio e graças à colaboração de todos, já foi possível colocar a igreja ao serviço da comunidade. Foi uma cerimónia bonita que contou com a presença de toda a comunidade de Covelo do Gerês. Verificamos que está ali um trabalho bem conseguido. Foi possível apreender o quão trágico e devastador foi aquele incêndio. Era uma das aldeias que tinha uma estatuária valiosíssima. Quero felicitar a comunidade e todas as freguesias que contribuíram. Ironia do destino, estas comunidades quotizaram-se para angariar fundos para a zona de Pedrogão. Mas até nisto o povo de Barroso é grande! Nas horas difíceis tornam-se ainda mais fortes. Hoje a igreja de Covelo do Gerês está restaurada, muito bonita e asseada. As obras vão continuar para restauração de outros pormenores».

D. Amândio Tomás | Bispo da Diocese de Vila Real
«Foi uma excelente recuperação depois daquele acidente de há um ano atrás. São atitudes de louvar, quer da população mas, também, das entidades, desde a junta de freguesia à Câmara de Montalegre. Ajudaram na recuperação de um templo antigo, cheio de história, que tem um significado muito grande para a região. Ali ao lado ficaram as imagens que ficaram danificadas e onde temos acesso à memória do passado. Não podemos nem devemos ficar prisioneiros do que éramos mas antes olharmos para o futuro. Foi um projeto muito bem conseguido. A igreja está muito bem apresentada. Foi com muita alegria que fiz a bênção do espaço. A população desta localidade é extraordinária. Foram admiráveis. A igreja é um mistério de comunhão de pessoas solidárias que se sentiram irmanadas com a população da aldeia. Ainda bem que há destes gestos».

Carlos Rubens | Pároco de Covêlo do Gerês
«Fez um ano dia 29 de novembro que aconteceu aquela tragédia. Foi preciso este tempo. As alterações são visíveis. Tivemos a preocupação de voltar áquilo que era a igreja de Covêlo do Gerês, com os pormenores de pintura no teto. O restauro foi feito nesse sentido. Criamos um memorial onde colocamos as imagens que arderam. Queremos que seja o recordar de um dia trágico mas, ao mesmo tempo, passarmos para a igreja com as imagens exatamente iguais, mas restauradas. Não queremos ficar presos ao passado. A nossa fé ultrapassa isso e, dentro da igreja, vivenciamos o presente e projetamos o futuro. Tivemos os donativos da Câmara Municipal e da junta de freguesia que estiveram sempre do nosso lado. A nossa paróquia angariou fundos com atividades realizadas. Mas contamos com as comunidades paroquiais do nosso concelho e mais algumas de fora. A igreja sofreu uma intervenção há cerca de 15 anos que não foi bem feita e continuamos a dar passos para recuperarmos a beleza ancestral daquele espaço. Foi restaurado o altar-mor com todas as imagens de madeira, a mesa da celebração, uma grande parte do ambão, o teto da sacristia e o teto da igreja. Vamos apresentar as contas à comunidade. Foram gastos entre 50 a 60 mil euros. A Câmara Municipal contribuiu com 20 mil euros, a junta de freguesia completou com 10.200 euros e as comunidades paroquiais ajudaram com um valor que ultrapassa os 20 mil».

covelo_do_geres__igreja_recuperada__01
covelo_do_geres__igreja_recuperada__02