Exposição | Máscaras Rituais de Portugal

08 Janeiro 2019

Foi inaugurada, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, a exposição Máscaras Rituais de Portugal do colecionador Roberto Afonso. Esta mostra apresenta dezenas de máscaras, produzidas por diversos artesãos, que representam variadas festas/rituais associadas ao solstício de inverno em Portugal. Neste particular, destaque para a Terra Fria Transmontana, como região mais prolífica, que mantém ainda bem vivas estas festividades ancestrais. Associada a cada máscara, existe uma explicação relativamente ao autor e caraterísticas da peça, destacando-se, ainda, o enquadramento de cada uma das máscaras nas respetivas festas/rituais em que são usadas. A coleção está patente até ao final do mês de fevereiro.

montalegre___exposicao_mascaras_rituais_de_portugal__2_
montalegre___exposicao_mascaras_rituais_de_portugal__5_