Teatro | 'Contrabando' - Auditório Municipal

02 Fevereiro 2019

O auditório municipal de Montalegre recebeu a peça "Contrabando" interpretada pelo Teatro da Garagem. Trata-se da implementação do projeto "O teatro e as Serras" que venceu o orçamento participativo 2017 e está a ser implementado nos distritos de Vila Real e Bragança através de cinco polos de criação localizados nas principais serras destes territórios. São animados por diversas companhias de teatro. A iniciativa pretende valorizar os territórios do interior como espaços naturalmente dignos de experiências no domínio da criação literária e artística, em contraponto com os tradicionais centros de criação nas zonas urbanas.

Contrabando é uma criação que parte da recolha de depoimentos e das leituras de textos relacionados com a atividade do contrabando nos anos 60 e 70 do século passado, nas zonas fronteiriças de Trás-os-Montes. Trata-se de um espetáculo em contraluz, noturno, de quem anda cautelosamente, pé-ante-pé, atento, num estado de vigília permanente, tentando recriar os estados de espírito e as condições de vida desse povo heroico que nos anos sessenta e setenta se dedicou ao contrabando para poder dar uma vida melhor aos filhos. É um espetáculo que retrata as dificuldades, a miséria, mas também a grandeza, ousadia e a coragem do povo da fronteira, um povo decididamente livre e capaz de traçar, no calcorrear dessa linha imaginária que é a fronteira, o seu próprio destino.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Texto e Encenação | Carlos J. Pessoa
Assistência de Encenação | Ana Palma
Interpretação | Ana Palma, André Simões, Lara Matos, Rita Monteiro, Tiago Bôto e Tiago Filipe